O excesso de atividades que priorizam a visão para perto, principalmente relacionadas à tecnologia, geram consequências maléficas, como a cefaleia, embaçamento visual e irritabilidade. A exposição às telas digitais por longos períodos obrigam os olhos a se adaptarem ao brilho artificial e a ficarem focados em apenas um lugar durante muito tempo.

Com a saúde ocular comprometida, alguns cuidados são importantes, como as dicas de relaxamento ocular (visual), que podem ser feitas a qualquer hora e em qualquer lugar.

Assim, você consegue, tranquilamente, evitar os males decorrentes da Síndrome da Visão de Computador (SVC), conjunto de sintomas relacionados aos olhos de pessoas que ficam muito tempo em frente às telas, sendo o ressecamento dos olhos, o problema mais comum.

Contudo, não se preocupe, pois, para prevenir essa situação, elaboramos uma lista com 4 dicas para você praticar o relaxamento ocular (visual):

1 – Intervalos durante o dia

A cada 20 minutos, usando recursos tecnológicos, como o computador, notebook ou smartphone, a recomendação é interromper as atividades por cerca de 20 segundos para proporcionar um tempo para os olhos descansarem. Evite esquecer as pausas, colocando alertas no celular, conforme o tempo estabelecido.

2 – Automassagem facial

A prática é milenar e fundamental no combate à dor muscular. O relaxamento ocular inclui a massagem, uma vez que a movimentação dos olhos é feita através de músculos, assim como focar em objetos de distâncias diferentes. A dica é a massagem facial, não diretamente nos olhos, mas no entorno, incluindo a mandíbula e a testa.

3 – Pisque

Piscar é um movimento natural para lubrificar os olhos, mas que, frequentemente, é esquecido diante das telas digitais, contribuindo para o ressecamento da superfície ocular. Ao lembrar dessa dica, pisque várias vezes por alguns segundos. Se a sensação de ressecamento persistir, um colírio lubrificante proporcionará maior conforto.

 4 – Olhar distante

Sempre que possível, troque o olhar diante das telas para um objeto distante, a aproximadamente seis metros, pois, quanto mais longe sua visão focar, mais a musculatura ocular será relaxada, evitando o cansaço pelo uso continuo prolongado.

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    Consultas preventivas podem evitar até 80% dos casos de cegueira
    Cerca de 36 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, a entidade aponta que 80% dos casos de cegueira podem ser evitados.
    saiba mais
  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!