Uma questão muito importante para você saber sobre o glaucoma é que se trata de uma doença silenciosa em que, simplesmente, o campo de visão vai sendo reduzido aos poucos e, centenas de pessoas, nem percebem essa mudança. A doença causa danos ao nervo óptico, apresenta um desenvolvimento lento e se manifesta em idade mais avançada na maioria dos casos. Entretanto, os pais precisam ficar atentos, pois também pode ocorrer entre crianças.

Um agravante do glaucoma é que, quando não é tratado a tempo e adequadamente, provoca danos irreversíveis à visão, inclusive, pasme, levando à cegueira.  Se você tem questionamentos, aqui, encontra informações em relação a dúvidas comuns sobre o glaucoma.

A patologia está associada ao aumento da pressão ocular. A situação é decorrente de problemas na drenagem do humor aquoso através do nosso “ralo”, o trabeculado. É isso mesmo. Parece estranho, mas a denominação é essa, humor.

Os fatores de risco incluem a idade avançada, o histórico familiar, miopia, diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo. Quem faz uso de corticoides deve saber ainda mais sobre esses sinais e esclarecer essas perguntas comuns.

Saiba mais informações para melhor compreender, pelo menos, cinco de suas dúvidas:

1 – O glaucoma tem cura?

Não. O glaucoma não tem cura. É uma condição para cuidados por toda a vida, embora os sintomas possam ser controlados com tratamento adequado. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar maiores danos ao nervo óptico.

2 – Qual é o tratamento ideal?

O médico oftalmologista deve avaliar e entender o tipo de glaucoma em cada paciente para indicar o melhor tratamento. Afinal, você não sabe, mas existem diversas abordagens possíveis, como o uso de colírios, comprimidos, terapia a laser para o sistema de drenagem do olho e cirurgia, sendo a trabeculectomia a mais comum com uma pequena abertura na parte branca do olho, criando um canal para o fluído, aliviando a pressão ocular.

3 – Qual deve ser o intervalo entre consultas com oftalmologista?

Após o diagnóstico do glaucoma, você deve manter um acompanhamento de 3 a 12 meses, variando conforme gravidade da doença e considerando outros fatores de risco, sendo que, quanto mais grave, maior será o número de consultas.

4 – Existe um tempo pré-determinado para a pessoa com glaucoma perder a visão?

Depende, pois a doença tem vários tipos: o crônico simples e o agudo, levando a tempos distintos para a cegueira ocorrer. No primeiro, a perda é progressiva, demorando de 10 a 20 anos para a perda total da visão. Já no segundo, a cegueira pode ocorrer em horas.

5 – Quais são as causas do glaucoma?

A doença pode ser congênita, ou seja, ocorrer ao nascimento, e acontecer em qualquer faixa etária, embora, o mais comum seja entre adultos. Existem vários fatores de risco, como hereditariedade, diabetes, miopia, asiáticos, hipermetropes, traumas oculares e pessoas que usam corticoides.

Clique aqui e agende sua consulta agora mesmo.

Qualquer dúvida, entre em contato pelos seguintes canais:

  • Telefone: (31) 3289-2000
  • WhatsApp: (31) 9 9821-9992
Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • CuidadosTratamentos
    Câncer ocular infantil causa “Olhos de Gato”
    O retinoblastoma é um câncer que acomete a retina, a camada responsável por transformar a luz em impulso elétrico e se tornar imagem.
    saiba mais
  • Cuidados
    Diabetes causa cegueira irreversível?
    Se a patologia não é diagnosticada e tratada adequadamente, a glicose descontrolada por muito tempo pode causar algumas consequências, como a cegueira irreversível.
    saiba mais
  • Cuidados
    Coçar os nossos olhos pode prejudicar a visão?
    Uma situação preocupante é que grande parte da população desconhece o que é o ceratocone, ou seja, problema que afeta a córnea, estrutura transparente de proteção do globo ocular.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!