Um estudo do The Chinese University of Hong Kong apontou que a incidência de casos de miopia, entre crianças de 6 e 8 anos, mais que duplicou, passando de 11,6% para 29,6%. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) também alerta que sete a cada dez oftalmologistas destacaram a elevação nos casos entre crianças e jovens até 19 anos, no último ano. A miopia pode ser causada por motivos genéticos, fatores ambientais e, agora, devido a uma maior exigência da visão para perto.
A pandemia do coronavírus mudou o estilo de vida. Afinal, para evitar o contágio, muitas pessoas começaram a passar mais tempo em casa, ampliando o período de exposição às telas e, mesmo após o retorno das atividades presenciais, uma parcela ainda mantém esse hábito. Os efeitos do excesso já eram conhecidos, mas, com a pandemia, os impactos se tornaram ainda mais alarmantes e os especialistas destacam a necessidade de prevenir a miopia entre o público mais jovem.
Os desconfortos podem acontecer como consequências de casos, em que por necessidade de passar longos períodos em frente a telas, como de computadores, com o passar do tempo, alguns dos pacientes podem começar a sentir incômodos na vista, como olhos secos, cansados, sensibilidade à luz e até dores de cabeça.
Os perigos do excesso de uso de telas sempre foram difundidos, mas os efeitos nunca foram tão sentidos, quanto no momento em que grande parte da população precisou realizar atividades comuns do cotidiano, que antes eram presenciais, de forma segura e distante, com a utilização da internet.
Desde o início da pandemia, os jovens passam cada vez mais tempo expostos às luzes artificiais emitidas das telas do que a luz natural do sol, importante para o desenvolvimento ocular, principalmente para crianças, mas o novo estilo de vida e, até mesmo, a rotina de estudos, acaba fazendo com que passem mais tempo em ambientes fechados, expostos à luz artificial do que ao ar livre.
PRODUÇÃO DE DOPAMINA
Os estudos indicam que a exposição à luz solar estimula a produção de dopamina, diretamente ligado à formação saudável do olho, além disso, o aumento das ocorrências de miopia pode estar relacionado também, à falta de estímulo à visão para distância, já que em ambientes internos, a tendência é que os objetos estejam mais próximos, fazendo com que as pessoas precisem apenas utilizar o foco para perto.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o tempo de uso para aparelhos eletrônicos seja reduzido, principalmente, entre jovens. Contudo, caso não seja possível, o ideal é intercalar períodos com atividades em frente às telas, com momentos ao ar livre, com a exposição ao sol e a objetos mais distantes do campo de visão, exercitando o foco.
Outra recomendação é consultar o oftalmologista, em caso de algum incômodo ocular. O especialista poderá receitar um colírio e o uso de óculos, além de um possível aumento de grau para aqueles que já o utilizavam. Nunca se automedique. O conselho é sempre realizar exames de rotina anualmente e, isso não significa que você precisará trocar seus óculos, mas é importante sempre checar a saúde dos olhos.
Assista a r
* Juliana Guimarães, oftalmologista e diretora do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães
Faça uma avaliação da sua visão conosco!
Clique aqui e agende sua consulta agora mesmo.
Qualquer dúvida, entre em contato pelos seguintes canais:
- Telefone: (31) 3289-2000
- WhatsApp: (31) 9 9821-9992
Categorias
Leia também
- CuidadosTratamentosCâncer ocular infantil causa “Olhos de Gato”O retinoblastoma é um câncer que acomete a retina, a camada responsável por transformar a luz em impulso elétrico e se tornar imagem.saiba mais
- CuidadosDiabetes causa cegueira irreversível?Se a patologia não é diagnosticada e tratada adequadamente, a glicose descontrolada por muito tempo pode causar algumas consequências, como a cegueira irreversível.saiba mais
- CuidadosCoçar os nossos olhos pode prejudicar a visão?Uma situação preocupante é que grande parte da população desconhece o que é o ceratocone, ou seja, problema que afeta a córnea, estrutura transparente de proteção do globo ocular.saiba mais