Um esclarecimento essencial, quando o assunto é a qualidade da visão, está no fato que a ocorrência dos olhos vermelhos é a indicação de que alguma coisa está erada. Na maioria dos casos, o problema é ocular, porém, pode indicar outras patologias. A recomendação é consultar um oftalmologista para avaliar a situação e, quando necessário, indicar um tratamento adequado.

Afinal, a irritação e a vermelhidão ocular podem surgir a qualquer momento e as causas são as mais diversas.  Dessa forma, visando evitar maiores complicações para a saúde visual ou do corpo, o melhor a fazer, é buscar ajuda de um especialista.

 

O que pode causar um olho vermelho?

A pergunta é muito comum nas clínicas de oftalmologia, pois grande é a curiosidade sobre o que leva a um olho vermelho. A verdade é que as causas são muitas, ou seja, podem surgir a partir de uma simples infecção, irritação, alergia ou corpo estranho e, inclusive, provocar outros problemas ou doenças oculares. Dessa forma, a prevenção é sempre a melhor ação no caso da vermelhidão ocular.

 

Olhos vermelhos provocam outras doenças visuais?

A coloração avermelhada ocular pode, sim, ser indicação do início de uma inflamação, como a uveíte, ou, servir como alerta para outras causas da diminuição da visão. Infelizmente, os alertas não param aí. Outra doença contagiosa e que pode estar relacionada aos olhos vermelhos é a conjuntivite, ou seja, é indispensável à higiene ao tocar em um olho infeccionado, afinal, são variados os tipos dessa patologia e, conforme a estação, o número de ocorrências cresce paulatinamente, como aconteceu com o frio, nos meses anteriores.

 

Seguem algumas imagens para te ajudar com os casos de olhos vermelhos.

A imagem mostra um close-up de um olho com sinais visíveis de irritação. A parte branca do olho (esclera) apresenta um leve avermelhado, possivelmente devido a uma conjuntivite ou outra condição ocular que causa inflamação. A íris é de cor marrom, e o olhar está direcionado para frente.
Uveíte

A imagem mostra um olho humano com sinais visíveis de catarata. A catarata é uma condição onde a lente do olho se torna opaca, o que pode afetar a visão. No caso desta imagem, a opacidade da lente é claramente visível, especialmente ao redor da pupila, onde a lente parece turva. A íris é de cor marrom, e o olho parece estar em estágio de desenvolvimento da catarata, que pode ser corrigido com cirurgia.
Catarata

 

A imagem mostra o rosto de um homem com um olho visivelmente irritado. O olho esquerdo está inchado, com a pálpebra inferior mais caída, e a parte branca do olho (esclera) apresenta sinais de vermelhidão. O olho direito parece normal, com a íris azul clara. A condição visual pode ser indicativa de uma conjuntivite, infecção ocular ou alergia.
Conjuntivite

 

Infelizmente, ainda vale destacar que suas preocupações com os olhos vermelhos serão ampliadas. Pois, além dessas doenças visuais, é super válido lembrar que os olhos vermelhos também apresentam sinais de herpes ou glaucoma ocular. Sabia disso? Veja mais imagens.

A imagem mostra uma área ao redor do olho com sinais claros de inflamação e lesões, possivelmente causadas por uma infecção ou dermatite. A pele ao redor dos olhos está irritada, com áreas vermelhas e pequenas bolhas ou crostas, sugerindo uma condição como blefarite ou herpes ocular. O olho está ligeiramente fechado, e os cílios estão visíveis ao redor das pálpebras afetadas.
Herpes ocular

Outra condição, em relação aos olhos vermelhos e, que preocupa a maioria das pessoas, está na possibilidade de indicar o início de algum tumor ocular.  A grande maioria dos brasileiros desconhece a possibilidade de um câncer ocular. Contudo, existe.

 

A imagem mostra um close-up de um olho, com a parte branca (esclera) ligeiramente avermelhada, indicando sinais de irritação ou inflamação. A íris é azul, e a pálpebra inferior apresenta algumas linhas vermelhas, o que pode ser um indicativo de conjuntivite, fadiga ocular ou outra condição leve que cause inflamação. O olho parece levemente desconfortável, mas a visão não está completamente obstruída.
Tumor nos olhos

É realmente preocupante, mas, de fato, a vermelhidão ocular é sinal de diversas patologias e situações que requerem uma consulta médica de urgência para avaliação de cada caso e início do tratamento para evitar maiores problemas ou agravamento da patologia.

Saiba quais são os sintomas para alerta ocular

  • Diminuição da visão;
  • Olho vermelho;
  • Dor;
  • Sensibilidade à luz.

 

Também tem o felizmente, pois a evolução médica e tecnológica é contínua, ou seja, os tratamentos são diversos e para os mais variados casos. Pode manter sua tranquilidade,  uma vez que uma consulta com o médico permitirá um diagnóstico assertivo e, claro, a indicação dos melhores cuidados, conforme o seu caso, lembrando que a automedicação e o uso de colírios de outras pessoas, nunca, são recomendados.

 

Caso tenha alguns desses sintomas, busque um médico oftalmológico com urgência!

 

Agende uma consulta pelos seguintes canais:

Telefone: (31) 3289-2000
WhatsApp: (31) 9 9821-9992

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • CuidadosSem categoriaTratamentos
    Catarata Pode ser Revertida com Cirurgia
    A catarata é a principal causa de cegueira reversível, sendo a cirurgia o tratamento definitivo.
    saiba mais
  • CuidadosTratamentos
    Fila para transplantes de córnea cresce em Minas
    O diagnóstico das doenças deve ser realizado em consultório oftalmológico e qualquer sinal de alteração visual deve ser investigado.
    saiba mais
  • CuidadosTratamentos
    Câncer ocular infantil causa “Olhos de Gato”
    O retinoblastoma é um câncer que acomete a retina, a camada responsável por transformar a luz em impulso elétrico e se tornar imagem.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!