A pandemia estimulou e inovou diversas mudanças nos processos de atendimento médicos e hospitalares, inclusive, em relação às consultas. Dessa forma, há algum tempo, o Conselho Federal de Medicina (CFM) liberou o uso da telemedicina para diversas atividades envolvendo a saúde, até mesmo, para consultas na área da oftalmologia. Se você não sabia, já pode agendar sua teleconsulta, como no caso do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, em Belo Horizonte, também pode agendar pela internet. Saiba mais em: https://comunicacao.holhos.com.br/telemedicina

Felizmente, com o avanço tecnológico, a telemedicina se tornou uma das opções de diagnósticos e também de tratamentos para a saúde ocular.

Você sabe o que é a telemedicina?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) explica que a telemedicina é um serviço remoto para facilitar a prevenção e diagnóstico em diversos tratamentos médicos, inclusive na área de cuidados oculares para manter a qualidade de sua visão. O processo à distância se tornou uma alternativa para quem precisa se consultar ou de acompanhamento médico para algum problema crônico ocular, por exemplo. Leia o texto até o fim para você conhecer melhor  e saber como aproveitar esse processo em seu cotidiano.

Entenda como funciona a telemedicina na área da saúde da visão?

A telemedicina na área para cuidados com os olhos está dividida em alguns blocos:

  • Teleconsulta: consultas médicas de forma on-line, ou seja, sem que o paciente precise ir até a clínica ou ao hospital. Os objetivos da consulta presencial ou virtual são os mesmos. Contudo, é preciso entender que a consulta digital ocorre à distância, porém, proporciona mais praticidade, agilidade e conforto para as partes, inclusive, preservando o tempo disponível no cotidiano do paciente e evitando o acúmulo de pessoas para atendimento em clínicas e consultórios.
  • Teleinterconsulta: processo usado para a comunicação de diferentes profissionais da saúde para troca de informações, visando tratamentos mais eficazes de diversos pacientes em estados e – ou cidades diferentes. A situação também permite o encaminhamento de laudos para avaliação e contato por videochamada.
  • Telediagnóstico: diagnóstico realizado a partir de informações enviadas pela internet.
  • Teleducação: processo para os médicos se qualificarem em cursos on-lines, ou seja, nesses casos, não há necessidade dos profissionais perderem tempo em deslocamentos até o local das aulas e ainda podem se manter presentes no próprio ambiente de trabalho para os casos de emergências.

Vantagens da telemedicina?

O atendimento via telemedicina está revolucionando o relacionamento entre médicos e pacientes, pois propicia um contato mais rápido e acessível para pessoas com pouco tempo  e também para quem tem dificuldade de mobilidade, entre outros aspectos.  Além disso, a telemedicina garante um atendimento exclusivo para aquele paciente, proporcionando mais conforto e privacidade, em sua própria casa, inclusive,  evitando infecções em hospitais e contágios como no caso da covid.

Desvantagens da telemedicina?

Infelizmente, a telemedicina também apresenta as suas desvantagens, poucas, como um possível atraso no atendimento, preocupações com a oscilação da internet e a ausência de meio adequado para examinar e realizar exames.

Você pode se examinado sem sair de casa! Agende uma consulta pelos seguintes canais:

Telefone: (31) 3289-2000
WhatsApp: (31) 9 9821-9992

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • CuidadosTratamentos
    Câncer ocular infantil causa “Olhos de Gato”
    O retinoblastoma é um câncer que acomete a retina, a camada responsável por transformar a luz em impulso elétrico e se tornar imagem.
    saiba mais
  • Cuidados
    Diabetes causa cegueira irreversível?
    Se a patologia não é diagnosticada e tratada adequadamente, a glicose descontrolada por muito tempo pode causar algumas consequências, como a cegueira irreversível.
    saiba mais
  • Cuidados
    Coçar os nossos olhos pode prejudicar a visão?
    Uma situação preocupante é que grande parte da população desconhece o que é o ceratocone, ou seja, problema que afeta a córnea, estrutura transparente de proteção do globo ocular.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!