A divulgação recente de algumas pesquisas, apontando o crescimento da ocorrência de miopia entre jovens, tem provocado preocupação entre as sociedades médicas. Afinal, a miopia é um erro refrativo do globo ocular que está atingindo muitos brasileiros. A verdade é que a condição está presente, cada vez mais no cotidiano dos brasileiros com menos de 18 anos, por causa do uso de telas eletrônicas, atingindo, inclusive, adolescentes e crianças.
Sintomas da miopia
O distúrbio compromete, principalmente, a visão para longe, deixando os objetos turvos, causando embaraços e falta de qualidade na imagem. Além disso, uma curiosidade comum entre as pessoas com miopia é apertarem os olhos para tentar ver melhor os objetos que estão distantes.
O que provoca miopia?
O uso constante de aparelhos eletrônicos e um maior tempo em frente às telas, podem ser algumas das causas para a elevação desse índice de miopia entre jovens. Uma coisa certa entre os oftalmologistas é que as telas dos aparelhos eletrônicos emitem uma luz artificial prejudicial à saúde ocular. Ou seja, a luz provoca ressecamento do globo, cansaço, envelhecimento da retina e maiores chances para o surgimento da miopia.

Tem como prevenir a miopia?
A exposição solar é um dos fatores que podem prevenir os problemas oculares e contribuir para reverter o desenvolvimento da miopia. Dessa forma, a recomendação médica inclui as brincadeiras ao ar livre, longe de aparelhos eletrônicos. Outra indicação importante é manter uma consulta anual com o oftalmologista.

Tratamento da miopia
Uma notícia importante e para acalmar as pessoas que se preocupam com os problemas de refração ocular é que esse distúrbio pode ser corrigido com óculos ou lentes de contato. E, além disso, quando a alteração é mínima, a boa notícia também está na indicação da realização de cirurgia. Atualmente, existem três técnicas que podem ser aplicadas: Laski, ILasik e PRK.
- Lask – feita através do aparelho Microcerátomo, cortando a região da pupila para a córnea ser levantada, corrigindo o grau
- ILasik – faz-se um pequeno corte na região que recobre a pupila, aplicando o laser para corrigir o grau
- PRK – usa-se um bisturi especializado para retirar o epitélio da córnea, aplicando uma esponja para enxugar a córnea. Posteriormente, é colocada uma lente por 72h, para a córnea se recuperar.

A recomendação é agendar uma consulta com um médico oftalmologista para avaliar a melhor forma de tratamento, conforme cada caso e o grau de comprometimento ocular.
Você está em dia com as visitas ao oftalmologista?
Telefone: (31) 3289-2000
WhatsApp: (31) 9 9821-9992
Categorias
Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar. Leia também
- TratamentosAutismo dá primeiros sinais através da visãoAs campanhas educativas são importantes e, claro, você deve seguir lendo para entender como é possível a relação desse espectro com a visão.saiba mais
- Além dos olhos e da visãoSobrecarga sensorial: o alerta invisível da Era DigitalImagine o sistema sensorial como um alarme interno para te avisar e alertar sobre mudanças no ambiente em que vivemos.saiba mais
- Além dos olhos e da visãoComo o automóvel atropelou o chapéu?Se você tem mais de quarenta anos e um apreço por ironias históricas, certamente se lembra da marchinha de Carnaval: "É dos carecas que elas gostam mais..."saiba mais