*** Juliana Guimarães, oftalmologista e diretora do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães
As lentes de contato coloridas são bastante usadas em datas como Halloween, Carnaval ou eventos Geek, entre outros, complementando o visual das fantasias e cosplays. Contudo, vale alertar que, apesar de parecerem inofensivas, apresentam um grande risco para a saúde ocular. Já foi constatado que o uso causa diversas ocorrências na conjuntiva, córnea ou pálpebra, inclusive provocando perda da visão pela falta de cuidados e tratamento.
Diferentemente das lentes transparentes, fabricadas para correções refrativas, as lentes usadas com fantasias costumam ser coloridas para realçar a cor dos olhos, em tons brilhantes e chamativos. O grande risco começa nas lojas, pois as lentes são compradas em estabelecimentos de artigos para festa ou online e, muitas vezes, sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As ocorrências mais diagnosticadas são a falta de oxigenação (devido ao material espesso, dificultando a passagem de oxigênio para a córnea, elevando o risco de infecções), abrasões ou irritações (pela curvatura ou tamanho inadequado das lentes para os olhos), a conjuntivite, blefarite (inflamação das pálpebras, ceratites (graves infecções por falta de higiene) e úlcera.
A úlcera é um dos casos mais frequentes e graves devido a bactérias, vírus ou amebas – como a Acanthamoeba, pouco conhecida. O fato é que o microorganismo acomete centenas de pessoas, causando dor intensa e a probabilidade de perda da visão.
Quem usa lentes coloridas deve ter atenção para além da certificação da Anvisa e pensar também na saúde ocular. As lentes são conhecidas por absorverem parte da lágrima, responsável por lubrificar o olho, deixando-o assim, mais seco. A recomendação é evitar lentes para quem tem olho seco, inclusive não usar colírios sem indicação médica.
Qualquer sinal de desconforto ocular, como vermelhidão, ardor, coceira, sensação de areia e visão embaçada, requer remoção da lente para prevenir um agravamento. A indicação é consultar um oftalmologista para verificar a saúde do olho e iniciar o processo de adaptação.
O manejo das lentes também requer uma série de cuidados. As dicas são sempre manuseá-las com as mãos limpas, mantê-las higienizadas com solução adequada – que deve ser trocada diariamente e o estojo, a cada três meses. As lentes devem ser retiradas antes de dormir, de remover a maquiagem e antes de entrar em ambientes com água, como chuveiro, piscina ou mar. Elas devem ser sempre colocadas antes da maquiagem, nunca compartilhadas e descartadas conforme o prazo de validade.
Categorias
Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar. Leia também
- Cuidados39% dos diabéticos têm retinopatia diabéticaOs portadores de diabetes devem ficar bastante atentos ao controle diário da glicemia, pois a glicose alta também compromete a visão.saiba mais
- CuidadosColírio aprovado nos EUA elimina presbiopiaA presbiopia é um distúrbio natural do envelhecimento ocular, causado pela perda progressiva da elasticidade do cristalinosaiba mais
- CuidadosCatarata também acomete crianças e requer cuidadosA patologia é o processo de opacificação do cristalino, a lente interna do olho (não na parte frontal), tornando-o esbranquiçado.saiba mais