O transporte rodoviário, tratado como meio prioritário no Brasil, torna o país um dos líderes em acidentes automobilísticos, ocupando o terceiro lugar no ranking mundial, atrás apenas da Índia e China. Acidentes podem resultar em fatalidades, ou em complicações de diferentes tipos, entre elas, oculares.

Apesar de ser fundamental a realização de campanhas de conscientização como o Maio Amarelo, é de grande importância a conscientização sobre a direção defensiva e dos cuidados no trânsito. Afinal, um acidente pode trazer sequelas irreversíveis para a visão.

BAIXA ACUIDADE VISUAL PODE AUMENTAR RISCO DE ACIDENTES…

Primeiramente, é importante falar da baixa acuidade visual — como é chamada a dificuldade para enxergar objetos com nitidez. Dirigir requer que o motorista consiga ver tudo o que está a sua frente adequadamente, além de ler e identificar placas de sinalização a uma determinada distância.

Sua importância é tamanha que a aprovação no exame oftalmológico é uma das primeiras etapas eliminatórias no processo de habilitação, de qualquer categoria, prevista no Código Brasileiro de Trânsito.

ACIDENTES PROVOCAM DIFERENTES POSSIBILIDADES DE PROBLEMAS

Considerando o momento do impacto no caso de acidentes no trânsito, podem haver diferentes problemas desencadeados, como inchaços, fraturas, descolamento de retina, ceratite e hifema, devendo todos ser tratados com atenção.

INCHAÇO

O uso de óculos é um dos motivos para a ocorrência de inchaços.  No momento do impacto, os airbags são acionados. A força da abertura deles pode quebrar a armação e, até mesmo, as lentes, feitas de vidro, podendo ainda, perfurar os olhos.

CORTES

É preciso lembrar que estilhaços dos vidros também podem atingir os olhos. Por isso, ao sentir a presença de um corpo estranho no olho após sofrer um acidente, é recomendado mantê-lo fechado. Em casos extremos, pode-se usar um copo plástico, cobrindo os olhos, para protegê-los sem toque.

DESCOLAMENTO DE RETINA

Outra situação médica que pode ser ocasionada em acidentes de trânsito é o descolamento de retina, condição em que o revestimento interno do olho se desprende e, a partir disso, o fornecimento de nutrientes é interrompido, causando a morte celular. A condição é considerada uma urgência médica, decorrente da forte colisão.

Os principais sintomas são:

  • Visão embaçada
  • Sombra central ou periférica
  • Flashes
  • Pequenos fragmentos no campo de visão (moscas volantes)
  • Perda total da visão

CERATITE

Qualquer acidente no trânsito também pode provocar a ceratite, um tipo de queimadura na córnea.

Geralmente, a  queimadura ocorre quando o airbag infla, emitindo produtos químicos como aerosol, amônia e hidróxido de sódio, atingindo a visão diretamente.

O desconforto e dor são considerados intensos. Outros sintomas são:

  • Lacrimejamento
  • Saída de uma secreção dos olhos
  • Inchaço na pálpebra
  • Visão turva
  • Sensibilidade à luz
  • Coceira
  • Vermelhidão

HIFEMA

Vale alertar ainda sobre o hifema, tipo de trauma pouco conhecido, mas de efeitos são perigosos, indicando que o acidentado está com uma hemorragia na câmara do olho, podendo levar à cegueira total.

A situação pode provocar ainda, um sangramento adicional, mesmo dias depois após a lesão. Os sintomas são dor, embaçamento e sensibilidade à luz. Em alguns casos, o globo ocular se torna vermelho pelo acúmulo de sangue. Por isso, a condição precisa ser monitorada.

EM ACIDENTES, É PRECISO TER ATENÇÃO AOS OLHOS

No caso de acidentes, nem sempre os olhos são a maior preocupação, mas são extremamente importantes. Apesar da aparente gravidade da situação, todos os problemas citados têm soluções, caso sejam tratados rapidamente e de maneira adequada para uma melhor recuperação.

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Doenças OcularesSaúde Ocular
    Jovem Malaio quase perde a visão, passou por transplante de córnea e alertou sobre perigo de coçar ou esfregar os olhos
    Alerta sobre perigo escondido em hábito comum! Saiba como um ato simples pode levar à cegueira e como se proteger.
    saiba mais
  • CuidadosNeurovisãoSaúde OcularTratamentos
    Autistas podem ter sensibilidade extrema à luz
    Entenda como o transtorno impacta a visão e saiba como ajudar.
    saiba mais
  • CuidadosDoenças OcularesSaúde Ocular
    Glaucoma: doença de início assintomático pode causar perda irreversível da visão
    Previna-se contra o glaucoma, a principal causa de cegueira no mundo é evitável. Saiba mais aqui!
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!