Leia a entrevista do Dr. Ricardo Guimarães para o Blog Visão do Futuro.

Nesta entrevista para o blog Visão Para o FuturoDr. Ricardo Guimarães fala da Cirurgia de Catarata: a cirurgia da vida longa, como ele diz.  O médico oftalmologista, referência mundial na área, diretor do Hospital de Olhos de Minas Gerais e do LAPAN – Laboratório de Pesquisa Aplicada às Neurociências da Visão também anuncia uma série completa e abrangente sobre a cirurgia de catarata, que está sendo lançada, por ele, no Youtube.

VPoF: Dr. Ricardo, antes de falarmos da Série Especial sobre a Cirurgia de Catarata, poderia nos dizer como foi sua experiência em contribuir para o desenvolvimento da técnica moderna da cirurgia de catarata?

Dr. Ricardo Guimarães: Esta, realmente, foi uma experiência maravilhosa. Tive a oportunidade de fazer as primeiras cirurgias de catarata com implante de lente intraocular em Minas, quando ainda era professor da Faculdade de Medicina da UFMG e havia acabado de retornar dos EUA. Isso me permitiu contribuir significativamente para o avanço da técnica moderna das cirurgias oculares. Por isso, digo sem receio, que a cirurgia de catarata é a cirurgia uma das mais importante da medicina.

VPoF: E por que, doutor, a cirurgia de catarata é tão importante?

Dr. Ricardo Guimarães:  A catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo, e a cirurgia de catarata é uma das cirurgias mais bem-sucedidas e seguras em toda a medicina. Além disso, a cirurgia de catarata é uma oportunidade única para revitalizar completamente a visão e melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes. Com o avanço das técnicas e tecnologias, a cirurgia de catarata se tornou mais precisa, com excelentes resultados. E com o avanço das lentes intraoculares, o paciente pode, após retirar a catarata,  ter a qualidade de visão que sempre sonhou.

VPoF:  E como funciona a cirurgia de catarata?

Dr. Ricardo Guimarães: Atualmente, a cirurgia de catarata é uma cirurgia muito tranquila e que geralmente leva cerca de 20 minutos para ser concluída. É um procedimento  realizada sob anestesia local, o que significa que o paciente permanece acordado durante todo o procedimento. Durante a cirurgia, o cirurgião remove a lente natural do olho, o cristalino, que se tornou opaco devido à catarata, e a substitui esta lente por uma lente artificial, chamada de lente intraocular.

VPoF: E qual é a importância de se informar sobre a cirurgia de catarata?

Dr. Ricardo Guimarães: Como disse no início, a catarata avançada é a principal casa de cegueira reversível no mundo. E, por meio do diagnóstico no tempo correto,  pode ser tratada por meio da cirurgia de catarata, que pode transformar sua vida e restaurar completamente sua qualidade de visão. Por isso, é importante estar informado sobre o procedimento e tirar todas as suas dúvidas.

Embora essa cirurgia seja muito comum e segura para o paciente, muitas pessoas ainda têm dúvidas e perguntas sobre o procedimento. Por isso, criamos uma série completa e abrangente sobre a Cirurgia de Catarata, abordando todos os pontos necessários sob a perspectiva do paciente.

VPoF: Então,  agora vamos falar da série que o doutor esta lançando no YOUTUBE sobre a Cirurgia de Catarata.

Dr. Ricardo Guimarães: A série é dividida em duas partes.  A primeira, chamada de “Cirurgia da Catarata: Planejar para Não Errar”, aborda os passos que você e seu médico devem tomar para planejar a cirurgia. Essa é a etapa mais importante, pois explica como a cirurgia de catarata pode revitalizar e restaurar completamente a qualidade da visão.

Já a segunda parte, “Cirurgia da Catarata: Caso a Caso”, fala sobre situações distintas que demandam soluções personalizadas para a realização da cirurgia e escolha das lentes intraoculares. Por exemplo, abordamos o caso de uma pessoa com hipermetropia e glaucoma na casa dos 50 anos que nunca fez uma cirurgia ocular.
VPoF: E como  será o lançamento da série no YOUTUBE
Dr. Ricardo Guimarães: No episódio de estreia, vamos começar com respondendo uma pergunta muito recorrente no Google e também nos consultórios:  “Devemos aguardar até a catarata amadurecer?” ou “Não devemos esperar demais?”.

VPoF: Doutor, para finalizar a nossa entrevista, poderia deixar uma mensagem final para leitores do nosso blog?

Dr. Ricardo Guimarães: Sem dúvida. Não percam nossa série completa sobre a Cirurgia de Catarata no nosso canal do YouTube.  Estarei ao vivo pelo chat para responder perguntas e esclarecer dúvidas. Nos vemos lá!

Inscreva-se agora no nosso canal e ative as notificações para não perder nenhum episódio. Te esperamos lá!

 

 

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!