O cantor Marrone, da dupla sertaneja Bruno e Marrone, provocou burburinho nas redes sociais, pois teve de passar por uma cirurgia de emergência, após ser diagnosticado com glaucoma nos dois olhos, em estágio avançado. A condição é considerada a principal causa de cegueira irreversível no mundo, ou seja, requer um diagnóstico rápido e tratamento adequado.
GLAUCOMA
Lamentavelmente, milhares de brasileiros ainda desconhecem que o glaucoma é uma patologia que ao elevar a pressão intraocular acaba gerando dano ao nervo óptico, que liga o olho ao cérebro, formando a visão.
SINTOMAS
Curiosamente, a origem do glaucoma ainda é considerada bastante silenciosa, devido ao longo desenvolvimento. Alguns casos podem levar meses ou anos até apresentarem um sinal. A recomendação é observar qualquer alteração na qualidade da visão, como por exemplo, ficar mais embaçada, perder a visão lateral progressivamente ate chegar a central, olhos vermelhos – inchados – lacrimejando ou com sensibilidade à luz.
Também é crucial identificar dores fortes e súbitas nos olhos e na testa, sendo que as sensações de náuseas e vômitos também são comuns.
GENÉTICA É CONSIDERADA PRINCIPAL FATOR DE RISCO
Os oftalmologistas alertam que a genética, por enquanto, esta entre os principais fatores de risco, Dessa forma, quem tem parentes com o diagnóstico; possui ascendência africana ou asiática e um elevado grau de miopia, apresenta características que requerem maior atenção e cuidados com a visão.
Pode assustar, mas a verdade é que qualquer pessoa pode desenvolver glaucoma, até mesmo as crianças. Contudo, ainda assim, a patologia é mais comum entre os adultos.
DIAGNÓSTICO SIMPLES
O diagnóstico do glaucoma é considerado simples e pode ser feito em consultório, sendo que, para o espanto de muitos, acaba sendo descoberto em uma consulta de rotina. Dessa forma, os médicos recomendam exames anuais para check-up, mesmo sem qualquer alteração visual aparente.
Uma situação alarmante, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), é que mais de 600 mil brasileiros não sabem que possuem glaucoma.
Após o diagnóstico da patologia, o tratamento será recomendado, conforme as necessidades de cada caso. O método mais tradicional usa a aplicação diária um ou mais colírios. Entretanto, nos casos graves, como foi o de Marrone, uma cirurgia foi necessária.
Uma notícia importante é que tem tratamentos modernos, como a cirurgia a laser, chamada de SLT, visando aliviar a pressão ocular ao reduzir o nível do humor aquoso, um líquido no interior do olho. Se o líquido aumenta, altera a pressão local, o que gera dano ao nervo óptico. A técnica permite uma redução no número de colírios ou até a total eliminação desse uso.
GLAUCOMA NÃO TEM CURA
O glaucoma não tem cura e, sendo assim, mesmo após a cirurgia, a pessoa deverá continuar com os cuidados e o acompanhamento com um oftalmologista para garantir uma melhor qualidade de vida.
Categorias
Leia também
- CuidadosDoenças OcularesSaúde OcularGLAUCOMA: Doença de início assintomático pode causar perda irreversível da visãoO glaucoma é a condição em que há a morte das células que enviam a informação visual ao cérebro por vários mecanismos, sendo uma delas o aumento da pressão intraocular.saiba mais
- CuidadosDoenças OcularesSaúde OcularSíndrome do olho seco incapacita e provoca perda de visãoO sintoma de olho seco é bastante desconfortável e não deve ser considerado normal ou se “acostumar” com a situação.saiba mais
- CuidadosDoenças OcularesSaúde OcularOzempic e Wegovy estão relacionados à patologia ocular raraA divulgação de um estudo alertou que esses remédios podem estar ligados a uma rara doença ocular: Neuropatia Óptica Isquêmica Anterior-não arterítica (NOIA-NA).saiba mais