Um hábito comum entre brasileiros e muito prejudicial está na ação de coçar os olhos e, em muitos casos, de forma frequente e com intensidade.

A verdade é que esse costume prejudica muito a saúde ocular e ainda pode causar ceratocone. Uma situação preocupante é que grande parte da população desconhece o que é o ceratocone, ou seja, problema que afeta a córnea, estrutura transparente de proteção do globo ocular, comprometendo a chegada da luminosidade na retina, prejudicando a visão.

O ceratocone é genético?

A doença tem um fator genético, sim. Geralmente, afeta pessoas mais jovens, de 10 a 25 anos, reduzindo a espessura da córnea, empurrando-a para frente, gerando um formato de cone. Entretanto, a doença pode ocorrer em todas as idades.

Principais sintomas do ceratocone

  • Troca frequente de grau;
  • Dificuldade de foco;
  • Visão turva;
  • Alta sensibilidade à claridade e ambientes com muita iluminação, ou fotofobia;
  • Visão dupla;
  • Miopia com astigmatismo;
  • Comprometimento da visão noturna

Por que você não deve coçar os olhos?

As pessoas precisam compreender que a esfregação dos olhos força a córnea, aumentando a pressão naquele local e causando lesões. Uma situação preocupante é que, quem tem  alergia está muito mais propenso a apresentar a condição ao coçar os olhos com mais frequência.

Quem são as pessoas mais propensas ao   ceratocone?

A doença pode aparecer na puberdade, decorrente da questão genética, porém, também  aparece  entre pessoas com alergias e que têm o hábito de esfregar os olhos.

Entenda que, além desses grupos de risco, quem tem síndrome de down ou outros problemas visuais, como catarata, deve ter atenção e manter consultas e exames frequentes para garantir uma prevenção adequada, devido aos riscos decorrentes dessas condições. E sua relação com o ceratocone.

Tratamento do ceratocone

O tratamento varia, conforme o grau de desenvolvimento, incluindo o uso de óculos ou lentes de contato, entretanto, em casos mais avançados, a recomendação envolve cirurgia como Crosslinking, anel intraestromal, e em casos graves, o transplante de córnea. O ceratocone é uma condição muito grave e, por isso, deve-se investir em tratamento para prevenção, afinal,  caso contrário, é possível evoluir para perda da visão.

Você está em dia com as visitas ao seu oftalmologista?

Telefone: (31) 3289-2000
WhatsApp: (31) 9 9821-9992

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • CuidadosTratamentos
    Câncer ocular infantil causa “Olhos de Gato”
    O retinoblastoma é um câncer que acomete a retina, a camada responsável por transformar a luz em impulso elétrico e se tornar imagem.
    saiba mais
  • Cuidados
    Diabetes causa cegueira irreversível?
    Se a patologia não é diagnosticada e tratada adequadamente, a glicose descontrolada por muito tempo pode causar algumas consequências, como a cegueira irreversível.
    saiba mais
  • Cuidados
    Estresse, herpes ocular e cegueira. Qual a relação?
    Os casos suspeitos de herpes ocular requerem atenção e a busca de um oftalmologista para evitar maiores complicações. Afinal,  um diagnóstico correto evitará maiores complicações.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!