Muitas são as curiosidades e situações que impressionam o brasileiro, quando o assunto é doença ocular e, uma delas, é o daltonismo. Afinal, você sabia que se trata de um distúrbio ocular que afeta a percepção das cores? Além disso, o nome original é discromatopsia e acomete, de acordo com as últimas estimativas, cerca de dois milhões de brasileiros.

Como ocorre o daltonismo ?

A condição surge, principalmente, por conta da genética, contudo, também pode ocorrer devido a traumas, tumores, lesões neurológicas, deslocamento da retina ou decorrente do uso de medicamentos.

Como o daltonismo ocorre?

Um aspecto interessante é que o olho é composto por três cones, sendo que cada cone representa uma cor primária: vermelho, verde e azul,  E, pasme, quando um desses três cones apresenta uma distorção, aí sim, acontece o daltonismo, ou seja, em caso de um cone com distorção, a pessoa não consegue enxergar as cores desse cone com suas tonalidades.

Tipos de daltonismo

Existem diferentes tipos de daltonismo, sendo classificados em:

  • Protanopia: pessoas com dificuldade para ver a cor vermelha. Elas têm uma deficiência ou ausência do cone responsável pela percepção dessa cor. Sendo assim, o vermelho é visto como tons de cinza ou marrom. Além disso, cores, como o roxo, podem parecer azuladas, podendo também confundir tons, como o verde e o marrom.
  • Uteranopia: pessoas com dificuldade para ver a cor verde. Nesses casos, as cores verdes são vistas como tons de amarelo ou cinza. Além disso, essas pessoas apresentam dificuldade em separar o roxo do azul.
  • Tritanopia: pessoas com dificuldade para ver a cor azul. Para essas pessoas, é difícil diferenciar tons de azul, verde e amarelo, aparecendo acinzentados, ou até mesmo, rosa.

Sintomas do daltonismo

É importante você conhecer para distinguir e ajudar outras pessoas sobre os diferentes sintomas desse distúrbio ocular:

  • Incapacidade de identificar cores
  • Variações e o brilho de determinados tons.

O que fazer na suspeita de daltonismo?

Quem estiver com suspeita de daltonismo, deve procurar um oftalmologista com urgência para realização do teste de Ishihara. O processo de avaliação é um dos meios para o correto diagnóstico desse distúrbio ocular.

Tratamento para daltonismo

Ainda não existe um tratamento para o daltonismo, entretanto, não se preocupe, pois, afinal, existem alguns óculos que permitem a visibilidade das cores, como uma forma de correção. O fato é que esse tipo de acessório não cura o distúrbio, mas permite uma ampliação no contraste entre os pigmentos.

Você está em dia com as visitas ao oftalmologista?

Telefone: (31) 3289-2000
WhatsApp: (31) 9 9821-9992

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!