A queda das temperaturas marca um crescimento preocupante das ocorrências de chikungunya, zika e dengue, provocando um crescimento rápido no número de casos no Brasil. E, infelizmente, a situação também é alarmante, pois a dengue também compromete a qualidade de visão. Normalmente, os casos mais leves apresentam uma inflamação da fóvea, ou seja, da região responsável por uma parte da visão, como a leitura.

Dengue causa hemorragia?

É assustador, mas a grande maioria da população não sabe que a dengue causa  hemorragia no interior do globo ocular, sendo considerada séria por afetar a qualidade da visão e ainda levar à cegueira. Em casos mais graves, a condição também acomete o nervo óptico, causando a neurite óptica, levando a uma perda visual definitiva.

É possível prevenir a dengue?

Você deve aprender e divulgar que a prevenção da dengue requer muita atenção em casa e de cada pessoa. O processo inclui roupas cobrindo a pele, repelentes nas partes expostas do corpo, telas em janelas e portas das casas, impedindo água parada em recipientes e flores. Para ajudar ainda mais, você pode aprender melhor com a ilustração abaixo.

Tratamento para dengue hemorrágica

A doença tem tratamento e você deve manter a calma em relação à dengue hemorrágica. Afinal, os cuidados são executados de acordo com o diagnóstico e as orientações médicas. Porém, um dos maiores alertas é manter a hidratação de soro direto na veia e o monitoramento constante do paciente no hospital . Em casos mais graves, também pode ser necessária a realização de oxigenoterapia e as transfusões sanguíneas.

Sintomas da dengue hemorrágica

  • Sangramento na gengiva, boca, nariz, ouvidos ou intestino;
  • Vômitos persistentes;
  • Dor abdominal intensa;
  • Pele fria e úmida;
  • Urina com sangue;
  • Olhos vermelhos;
  • Dificuldades respiratórias e confusão mental.

O que fazer no diagnóstico de dengue?

Caso você ou alguém de sua família seja diagnosticado com dengue ou, mesmo surja uma suspeita, a recomendação é consultar também um oftalmologista para avaliação da qualidade da visão.

Quando ocorre maior incidência do mosquito?

Você sabia que a ocorrência da dengue é maior durante os dias mais quentes do ano, durante o verão e também durante outono, em períodos muito chuvosos. Um alerta importante fica para a prevenção com roupas, repelentes e recipientes e,  em caso de sintomas, consultar um médico rapidamente.

Qualquer dúvida ou sintomas, entre em contato pelos seguintes canais:

  • Telefone: (31) 3289-2000
  • WhatsApp: (31) 9 9821-9992
Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!