O diabetes é uma condição muito comum,  acometendo mais de 13 milhões de brasileiros e, infelizmente, as pesquisas revelam que essas ocorrências crescem a cada dia. Dessa forma, é essencial você entender que, se a patologia não é diagnosticada e tratada adequadamente, inclusive com  a pessoa recebendo orientações adequadas, a verdade é que a glicose descontrolada por muito tempo pode causar algumas consequências, como a cegueira irreversível. A situação é assustadora e, por isso, é fundamental entender mais sobre como conviver com a patologia e evitar as comorbidades.

 

Como surge o diabetes?

A doença diabetes é decorrente da grande concentração de açúcar no sangue, devido a uma alimentação inadequada, ou seja, consumindo alimentos pouco saudáveis e mais rico em carboidratos e açúcares. O fato é que entre centenas de pessoas, a produção natural de insulina pelo corpo acaba sendo insuficiente, estimulando o surgimento da patologia.

 

 

Diferença do diabetes tipo 1 e tipo 2

A patologia diabetes apresenta diferentes tipos e uma evolução conforme cada caso,  ou seja, na maioria das vezes, o tipo 1 é resultado de fatores hereditários e, acontece entre muitos brasileiros, enquanto o tipo 2 é decorrente de hábitos não saudáveis que vão sendo estimulados ao longo da vida.

Consequências do diabetes

Um conhecimento mais amplo sobre o diabetes permite evitar o avanço da doença e, principalmente, que provoque o surgimento de outras patologias comprometoras do adequado funcionamento do organismo. Isto quer dizer que, o descontrole da glicemia, por exemplo, provoca várias consequências:

  • Afeta o funcionamento de órgãos essenciais
  • Deteriora vasos sanguíneos
  • Causa retinopatia diabética.

 

Saiba o que é a retinopatia diabética

O nível elevado de açúcar no sangue provoca diversas outras doenças, inclusive uma ocular, que é a retinopatia diabética, ou seja, uma complicação que compromete a qualidade da visão. Infelizmente, quando essa retinopatia não é tratada corretamente, pode, inclusive, provocar uma cegueira irreversível. Isso mesmo, afinal, normalmente, o descontrole da glicemia é uma situação comum entre dezenas de brasileiros, contudo, é possível reverter a situação com a retomada do controle sobre a glicemia.

 

 

Sintomas da retinopatia diabética

Caso você seja uma pessoa portadora do diabetes, ou conheça alguém, entenda que, à medida que a condição avança, novos sintomas surgem e, exatamente por isso, se faz necessário estabelecer diversas precauções para a prevenção se tornar uma ação diária. Assim, saiba que os sintomas mais comuns são a visão embaçada; perda da visão periférica; visão noturna embaçada; mudança na qualidade da visão; mudança no grau; visão com manchas; áreas escuras da visão; dificuldade de distinguir cores e, até mesmo, a cegueira.

 

Diagnóstico da retinopatia diabética

A cegueira ocorre somente em casos graves ou nas situações em que as pessoas não controlam o açúcar no sangue. Independentemente desse processo, para se fazer o diagnóstico da retinopatia diabética é preciso realizar o exame chamado fundoscopia para avaliar o fundo do olho. O diagnóstico ainda conta com outros exames auxiliares: angiofluoresceinografia; retinografia colorida e tomografia de coerência óptica.

 

 

Tratamento da retinopatia diabética

Felizmente, a medicina avança diariamente e o tratamento para a retinopatia diabética pode ser feito com o controle da glicose; a manutenção de uma alimentação saudável; prática de atividades físicas e o uso de medicamentos, conforme a prescrição médica.

 

 

É crucial observar que, entre os casos mais avançados, as indicações médicas envolvem as cirurgias à laser e a vitrectomia, ou seja, essas intervenções permitem retirar parte ou todo o vítreo, ou aplicar injeções intra-vítreas.

 

Como prevenir a retinopatia diabética?

A prevenção da retinopatia diabética é uma ação possível e com consultas regulares anuais nos consultórios oftalmológicos. Dessa forma, é possível  controlar a glicemia e, claro, realizar uma prevenção adequada.

Uma dica importante para a identificação do diabetes está no fato que a doença pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue. A recomendação é que os exames sejam feitos anualmente para, em caso de diagnóstico, investir em prevenção. Você ainda precisa saber que também se trata de uma doença hereditária.

Você está em dia com suas consultas ao oftalmologista?

(31) 3289-2000
(31) 99821-9992

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!