O número de brasileiros com doenças autoimunes, infelizmente, segue crescendo . Para se ter uma ideia, a esclerose múltipla é uma delas, comprometendo o funcionamento do sistema nervoso central, ocorrendo entre 15 a cada cem mil habitantes. A condição é decorrente de mecanismos inflamatórios e degenerativos causadores de distúrbios no cérebro com o resto do corpo. Além disso, você sabia que a esclerose múltipla afeta o nervo óptico e ainda pode acometer a visão?

Como o sistema de defesa do corpo age contra a esclerose múltipla?

A patologia é uma condição destruidora da mielina, causando distúrbios na comunicação do cérebro com o resto do corpo. Ou seja, em vez de proteger o organismo, o sistema de imunidade passa a agredi-lo.

Principais consequências da esclerose múltipla

A condição provoca diversas infecções e diferentes consequências no corpo e, uma delas, está no acometimento do nervo óptico, reduzindo a qualidade da visão. As principais pessoas afetadas são jovens, entre 20 e 40 anos de idade, principalmente, as mulheres.

Fatores que levam a esclerose múltipla

  • Genéticos
  • Ambientais, por exemplo, a obesidade, tabagismo
  • Infecções virais
  • Deficiência de vitamina D prolongada
  • Contato com solventes orgânicos

Sintomas da esclerose múltipla?

O processo começa com a diminuição da capacidade de enxergar, sendo um dos primeiros sintomas da esclerose múltipla, contudo, pode ser acompanhada da neurite óptica, afetando o nervo. Também é possível observar outros sintomas, como a visão turva, desbotada, mancha no centro do campo de visão, dores ao movimentar os olhos,  uveíte, visão dupla e nistagmo.

Além das dores nos olhos, as pessoas com esclerose múltipla também podem ter dores locais, dores circunstanciais, dificuldades para realizar movimentos com o corpo, fadiga, incontinência urinária, formigamento, disfunção sexual, ansiedade, dificuldade de fala e constipação.

O que é uveíte?

A uveíte é uma inflamação do revestimento interior pigmentado do olho, surgindo por lesão, um distúrbio autoimune, como a esclerose múltipla e outros motivos. Normalmente, os sintomas são a hiperemia (olho vermelho); fotofobia (sensibilidade à luz); dor; visão turva, embaçada e pequenos pontos escuros que se movimentam.

O que é visão dupla?

A visão dupla apresenta a visualização de objetos em dobro. Normalmente, os sintomas são fotofobia (sensibilidade à luz), ardor ou ardência nos olhos e visão turva.

O que é nistagmo?

O nistagmo é um distúrbio pouco conhecido por nome, mas causa movimentos involuntários, repetitivos e rápidos nos olhos. Dessa forma, os olhos se mexem para os lados, de cima para baixo ou em círculos e, consequentemente, provocam uma vista embaçada.

Tratamento da esclerose múltipla

O tratamento é feito com medicamentos corticoides e imunossupressores, conforme a indicação e prescrição do médico. Além do medicamento, a condição requer acompanhamento com exames de imagem, como o teste de visão e cores, fundo de olho, campo visual, medida da visão e a tomografia de coerência óptica.

Você está em dia com as visitas ao oftalmologista?

Telefone: (31) 3289-2000
WhatsApp: (31) 9 9821-9992

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!