Os vícios ainda são hábitos comuns na vida de milhares de brasileiros e, infelizmente, grande parte deles nem sabe dos riscos para a saúde. Para se ter uma ideia, o tabagismo por exemplo, contribui com diversos malefícios para saúde, principalmente para a qualidade da visão e, não se assuste, mas pode levar à cegueira.  De acordo com dados da  Organização Mundial da Saúde (OMS), até 80% dos casos podem ser prevenidos com o abandono ao tabaco.

Sabe as principais consequências do fumo?

É muito importante conhecer as consequências de hábitos inadequados, como o cigarro, afinal, compromete a saúde com alguma doença ou pode ser o gatilho para outra patologia, como:

  • Câncer
  • Cegueira
  • Olho seco
  • Catarata precoce
  • Glaucoma
  • Degeneração macular

Olho seco também é afetado pelo fumo

Outro alerta fica para quem tem ou não a síndrome do olho seco ou a doença de sjögren, afinal, essas condições podem ser agravadas ou ocorrer, decorrente de alergia aos componentes do cigarro. Os indivíduos com esse problema têm uma produção menor da lágrima natural, responsável pela lubrificação do olho, deixando o olho mais seco.

Fumantes apresentam catarata mais cedo

As pessoas viciadas em fumar estão correndo o risco de apresentarem o esbranquiçamento do cristalino mais precocemente, ou seja, a vista dessas pessoas fica mais embaçada, mesmo em uma faixa etária considerada não comum para a patologia.

Glaucoma também surge pelo tabagismo

Alertar é essencial e o tabagismo eleva, sim, o risco para o desenvolvimento do glaucoma, uma vez que, após o fumo, há um aumento da pressão intraocular.

Cigarro causa degeneração macular

O hábito de fumar também pode ser responsável por provocar a degeneração macular, ou seja, uma doença que só pode ocorrer com o tempo, sendo que, com o uso do tabaco, pode aparecer mais cedo. Normalmente, as pessoas com essa condição apresentam a perda da qualidade da visão, apresentando maior dificuldade para ler e ver determinadas situações.

Fumantes passivos também correm risco?

O questionamento é comum nos consultórios, afinal, muitas pessoas não fumam, mas são obrigadas a estarem e conviverem em ambientes com fumantes. Nesses casos, é preciso entender que a fumaça apresenta muitos componentes tóxicos do produto original e pode comprometer a saúde e a qualidade de visão de todos os presentes no mesmo espaço.

Você está em dia com as visitas ao oftalmologista?

Telefone: (31) 3289-2000
WhatsApp: (31) 9 9821-9992

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!