É importante você saber que a garantia de uma visão de qualidade requer visitas regulares ao oftalmologista para prevenir as diversas doenças oculares, entre elas o glaucoma. Trata-se de uma doença ainda desconhecida entre grande parte dos brasileiros. Muitas vezes, por mais assustador que pareça, o glaucoma pode acarretar uma perda repentina na forma de enxergar.

O que causa o glaucoma?

Como a doença está entre as mais desconhecidas pela população, nunca é demais alertar você que a condição atinge o nervo óptico, responsável por ligar o olho ao cérebro, prejudicando muito a saúde ocular. É fundamental destacar que os problemas ocorrem devido ao aumento da pressão intraocular, isto quer dizer que, essa elevação provoca o surgimento dessa doença, sendo que a ocorrência pode se dar  de forma rápida ou lentamente.

 

Quais são os sintomas?

Na grande maioria dos casos, é uma doença silenciosa, em que só é percebida a piora da visão, após o caso já ser grave. Mas, em algumas situações, pode apresentar sinais que indicam a necessidade de buscar ajuda médica:

  • Visão embaçada;
  • Dor intensa nos olhos e ao redor deles;
  • Vermelhidão;
  • Sensibilidade à luz;
  • Aumento da pupila;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas e vômitos.

Como é feito o diagnóstico do glaucoma?

O alerta fica também em manter ações preventivas com consultas regulares ao oftalmologista, pois é possível evitar qualquer surpresa e o avanço de uma doença indesejada, até mesmo, uma condição grave.

Entenda que, sempre, a consulta permite uma essencial avaliação médica e a solicitação de exames, quando necessária, para o oftalmologista avaliar como está a saúde ocular e identificar aspectos indicativos de qualquer patologia, como o glaucoma.

Mantenha a tranquilidade, pois quem apresentar a condição para glaucoma e cegueira, a indicação será o uso de colírios para evitar a evolução. Além disso, outra solução fundamental e mais moderna está no inovador procedimento para diminuir a pressão do olho e,  assim, evitar a necessidade de usar colírios – Selective Laser Trabeculoplasty (SLT).

Além disso, hoje, existem implantes que facilitam a drenagem do líquido dentro do olho, diminuindo a pressão intraocular. A tecnologia se chama iStent e, também pode evitar o uso de colírios. Geralmente, esse implante é colocado no mesmo momento em que é realizada a cirurgia de catarata, assim, dá para ter um efeito ainda maior na prevenção de uma elevação da pressão ocular.

 

 

Agende uma consulta e invista em prevenção, principalmente, se você tem casos de pessoas na família com glaucoma.

Qualquer dúvida, entre em contato pelos seguintes canais:

  • Telefone: (31) 3289-2000
  • WhatsApp: (31) 9 9821-9992
Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!