Os medicamentos usados para controle do diabetes, como Ozempic e Wegovy, estão cada vez mais populares entre a população, não apenas entre os diabéticos, mas também, paulatinamente, ganham espaço entre os interessados em se beneficiarem dos rápidos efeitos emagrecedores. A divulgação de um estudo alertou que esses remédios podem estar ligados a uma rara doença ocular: Neuropatia Óptica Isquêmica Anterior-não arterítica (NOIA-NA).

 

Os resultados da pesquisa apontaram uma conexão entre o uso dos dois medicamentos com o risco sete vezes maior para desenvolver essa doença rara e que pode levar à cegueira. Lamentavelmente, esse risco não é citado como um possível efeito colateral na bula desses remédios. 

 

O estudo foi desenvolvido pelo grupo de cientistas do Massachusetts Eye and Ear, área do hospital da Universidade da Harvard dedicada à oftalmologia, publicado na revista científica JAMA Ophthalmology.

 

A NOIA-NA acontece quando há um infarto e isquemia, ou seja, fluxo sanguíneo inadequado no nervo óptico, que liga o globo ocular ao cérebro. Quando o globo não recebe sangue e oxigenação de maneira adequada, ocorre a perda da visão. A estimativa é acometer de 2 a 10 pessoas acima dos 50 anos, a cada cem mil habitantes. A frequência é maior na faixa etária de 50 a 70 anos.

 

As causas ainda não estão completamente definidas, contudo, acreditando-se na relação direta com a hipotensão arterial e o uso dos medicamentos hipotensores no período da noite. Existem ainda, outros fatores de risco, como a cardiopatia isquêmica, diabetes, altos níveis de gordura na corrente sanguínea, cirurgias prolongadas, apneia do sono e alguns tipos de medicamentos.

 

O principal sintoma é a piora súbita da visão em um dos olhos, principalmente ao acordar e, apesar da gravidade da situação, é completamente indolor. A função visual tende a piorar, após a primeira ocorrência, existindo potencial para também melhorar espontaneamente.

 

A questão é que quando as pesquisas foram iniciadas pela equipe da Universidade, em 2023, os médicos observaram que três pacientes perderam a visão, devido à condição, em apenas uma semana e, coincidentemente, todos  estavam em tratamento com a semaglutida, componente presente na fórmula do Ozempic e do Wegovy. 

 

A partir desse momento, decidiram analisar, retrospectivamente, todos os mais de 17 mil atendidos. Encontraram 710 pessoas com diabetes tipo 2, sendo que 194 deles usavam o Ozempic e 516, outros medicamentos para controle da glicose. Outros 919 possuíam obesidade, sendo que 361 deles consumiam o Wegovy.

 

A avaliação revelou que, em três anos, 8,9% dos portadores de diabetes em uso do Ozempic desenvolveram NOIA-NA, contra 1,8% daqueles que consumiam outro tipo, ou seja, um risco 4,28 vezes maior. 

 

Já entre os obesos, essa possibilidade foi ainda mais grave. No mesmo período de tempo, 6,7% dos consumidores de Wegovy tiveram NOIA-NA, contra 0,8% dos adeptos de outros medicamentos. O risco foi 7,64 vezes superior. O resultado final total foi 37 casos entre 555 usuários de semaglutida, contra apenas 9 dos outros 1,074.

 

A descoberta ainda não é vista como definitiva, porém, serve como alerta e abre espaço para o desenvolvimento de mais estudos sobre os efeitos dessas drogas no corpo. A melhor forma de se prevenir contra a neuropatia começa com as consultas rotineiras com o  oftalmologista. 

 

O médico fará uma avaliação clínica, analisando o histórico e exames oftalmológicos e, se necessário, solicitará mais complementares.  Por ser uma condição ligada à circulação sanguínea e hipertensão, a recomendação é também buscar uma avaliação cardiovascular.

 

A patologia ainda não possui um método de tratamento aprovado. O controle costuma envolver o uso de aspirina e/ou colírios para reduzir a pressão intraocular, evitando o risco de complicações irreversíveis nos olhos.

*** Juliana Guimarães, oftalmologista e diretora do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães 

 



Please follow and like us:
Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • CuidadosDoenças OcularesSaúde Ocular
    GLAUCOMA: Doença de início assintomático pode causar perda irreversível da visão
    O glaucoma é a condição em que há a morte das células que enviam a informação visual ao cérebro por vários mecanismos, sendo uma delas o aumento da pressão intraocular. 
    saiba mais
  • CuidadosDoenças OcularesSaúde Ocular
    Síndrome do olho seco incapacita e provoca perda de visão
    O sintoma de olho seco é bastante desconfortável e não deve ser considerado normal ou se “acostumar” com a situação.
    saiba mais
  • CuidadosDoenças OcularesSaúde OcularSem categoriaTratamentos
    Restrições oculares para dirigir aumentam 77% em 10 anos
    A situação é considerada bastante preocupante, inclusive, porque os números também apontam a elevação de casos de miopia entre os jovens.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!