O óculos de grau já faz parte do cotidiano de milhares de brasileiros e quem não deseja adquiri-lo ou o acha desagradável, muitas vezes, opta pelas lentes de contato. Um alerta importante é que as lentes de contato requerem cuidados especiais diários, devido ao elevado risco de infecção.

MAL USO CAUSA CEGUEIRA

A situação pode parecer assustadora e até exagerada, mas a verdade é o que a dentista belo-horizontina Nicole Géo revelou em suas redes sociais. Ela relata que perdeu a visão de um dos olhos, em 2021, devido ao uso inapropriado das lentes de contato e a infecção causada por um parasita que ataca a córnea.

Tudo começou, quando ela passou a sentir dores muito fortes, mas os olhos não apresentavam qualquer sinal visível que havia algo errado. Após 15 dias, desde o início do incômodo, já não era mais capaz de enxergar.

A dentista passou por vários tratamentos, envolvendo remédios e colírios, mais de 20 cirurgias, incluindo um transplante de córnea, cujo resultado foi um alívio dos sintomas. Contudo, ela ainda espera pelo terceiro transplante.

INFECÇÃO É CAUSADA POR UM PROTOZOÁRIO

A profissional foi infectada por um protozoário de vida livre (AVL), chamado acanthamoeba. Ele é encontrado em ambientes com água ou no ar, poeira e mucosa nasal, provocando uma ceratite ou úlcera ocular, sendo consideradas urgências médicas.

QUALQUER PESSOA PODE CONTRAÍ-LO?

Infelizmente, os usuários de lentes de contato são as vítimas mais frequentes, principalmente, entre quem faz uso prolongado do modelo gelatinoso. A situação ocorre porque o material facilita a aderência da acanthamoeba.

Posteriormente, ao entrar em contato com o olho, o protozoário se transfere para a córnea e passa a se alimentar dela.

HÁBITOS PARA PREVENÇÃO

Pode parecer curioso, porém, a falta de cuidados de higiene é considerada a principal origem do problema. A recomendação é que as lentes sejam removidas todos os dias para limpeza. Além disso, a solução para guardá-las também pode conter o protozoário.

A dica é que as mãos sejam higienizadas, utilizando produtos adequados. O soro fisiológico, por exemplo, apesar de bastante popular, não serve para higienizar a lente, apenas para umedecer.

Outra recomendação é sempre removê-las ao dormir, ou quando estiver prestes a ter contato com a água, seja no banho, piscinas ou banheiras aquecidas.

SINTOMAS DA INFECÇÃO OCULAR

  • Dor ocular que se estende para a cabeça – ambas consideradas intensas;
  • Sensibilidade à luz;
  • Visão desfocada;
  • Vermelhidão;
  • Sensação de um corpo estranho dentro do olho;
  • Lacrimação excessiva.

Os sinais indicam a necessidade de suspender o uso do objeto e procurar por atendimento profissional rapidamente.

TRATAMENTO

Apesar de a dentista ter perdido a visão de um olho, mesmo com tratamento, é possível, sim, evitar o mesmo destino. 

O procedimento padrão é a indicação de colírios e outros medicamentos para prevenir o avanço da condição, evitando que se torne mais grave, culminando, não apenas com a cegueira, mas a perda do olho, em questão de dias. A automedicação pode piorar o problema.

A cirurgia de transplante de córnea pode ser necessária, desde que o caso se enquadre em problemas que afetem a integridade, como defeitos, colocando a função do olho em risco, melhorando assim, a visão. 

Entretanto, é preciso lembrar que a córnea é fornecida com doações, por isso, a fila de espera por uma vaga no transplante é considerada grande, com mais de 24 mil pessoas, segundo o sistema Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Atualmente, estima-se que a obtenção de uma córnea demora pelo menos 2 anos.

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Doenças OcularesSaúde Ocular
    Jovem Malaio quase perde a visão, passou por transplante de córnea e alertou sobre perigo de coçar ou esfregar os olhos
    Alerta sobre perigo escondido em hábito comum! Saiba como um ato simples pode levar à cegueira e como se proteger.
    saiba mais
  • CuidadosNeurovisãoSaúde OcularTratamentos
    Autistas podem ter sensibilidade extrema à luz
    Entenda como o transtorno impacta a visão e saiba como ajudar.
    saiba mais
  • CuidadosDoenças OcularesSaúde Ocular
    Glaucoma: doença de início assintomático pode causar perda irreversível da visão
    Previna-se contra o glaucoma, a principal causa de cegueira no mundo é evitável. Saiba mais aqui!
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!