A pergunta é uma dúvida comum entre dezenas de pacientes oncológicos e, infelizmente, a resposta é sim. Afinal, muita gente já sabe que  a quimioterapia causa alguns efeitos colaterais, inclusive, pode comprometer, sim, a qualidade da visão.

Os olhos podem ser afetados pelo tratamento?

Os estudos apontam que, sim. A verdade é que os olhos são órgãos muito sensíveis e, mesmo possuindo barreiras com função de proteção para o sistema nervoso central contra substâncias tóxicas, ou de agentes causadores de uma doença, estão vulneráveis. Ou seja, lamentavelmente, a sua visão pode ser afetada pela agressividade do tratamento, ou também por medicamentos usados no cotidiano.

Quais sintomas a quimioterapia provoca nos olhos?

  • Visão turva;
  • Uveíte;
  • Neurite óptica que pode levar a cegueira.

Ainda durante o tratamento, saiba que o paciente corre risco em desenvolver catarata e glaucoma.

 

As glândulas lágrimas podem ser afetadas durante o tratamento?

Por mais incrível que pareça, a quimioterapia ainda afeta a produção de lágrimas e a superfície do olho, deixando-os secos e irritados. Por outro lado, com a indicação correta de colírios de um oftalmologista, o sintoma pode ser facilmente tratado.

Como prevenir a saúde ocular na quimioterapia?

A prevenção da saúde ocular em pacientes em tratamento de quimioterapia, requer consultas com oftalmologista, informando os sintomas e explicando a situação para um possível tratamento preventivo.

Qualquer dúvida, entre em contato pelos seguintes canais:

  • Telefone: (31) 3289-2000
  • WhatsApp: (31) 9 9821-9992

———-

Não perca a estreia da série exclusiva sobre a Cirurgia de Catarata com o Dr. Ricardo Guimarães, médico oftalmologista, referência mundial na área, diretor do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães e do LAPAN – Laboratório de Pesquisa Aplicada às Neurociências da Visão.

Inscreva-se agora no nosso canal e ative as notificações para não perder nenhum episódio. Te esperamos lá!

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!