Sim! A maioria dos brasileiros desconhece o que é a Síndrome de Irlen. Contudo, é importante você saber que essa condição afeta cerca de 14% da população mundial. Normalmente, causa uma alteração na visão que compromete a aprendizagem dos alunos, durante o processo de leitura e ainda provoca queda no  rendimento escolar.

 

Quais são os sintomas da Síndrome de Irlen?

Geralmente, a síndrome  causa  alterações na orientação visuoespacial, cansaço visual, ardência, enjoos e, consequentemente, dores nos olhos e na cabeça, principalmente, após muito esforço. Os pais e responsáveis devem ficar atentos aos sinais para evitar comprometimento da aprendizagem entre os filhos.

 

A Síndrome de Irlen é hereditária?

SIM! A síndrome pode passar de geração para geração e acometer pessoas de diferentes faixas etárias. E, às vezes, os responsáveis não sabem que possuem o problema. Por isso, é necessário fazer exames de rotina em consultas com o oftalmologista para prevenção.

Como a síndrome afeta crianças?

A Síndrome de Irlen compromete, principalmente, a educação, dificultando o acompanhamento do conteúdo em sala de aula e, provocando dificuldades de leitura nas atividades propostas. Inclusive, esse tipo de situação é um sinal muito comum do problema que você deve observar.

 

A Síndrome de Irlen pode ser confundida com dislexia?

Infelizmente, é muito comum, centenas de pessoas confundirem a síndrome com dislexia, porém, você deve levar a criança a uma equipe multidisciplinar para elaboração de um diagnóstico. Afinal, quando se trata dessa síndrome, o teste de screening ou rastreamento e o protocolo padronizado, chamado de “Método Irlen” podem auxiliar muito. Entretanto, vale ressaltar que, somente os médicos devem executar um diagnóstico final para ser mais assertivos.

 

Tratamento para crianças

Após o diagnóstico, o paciente recebe as overlays como sugestão para tratamento e também óculos e lentes com filtros coloridos. Os acessórios são muito importantes nesse processo para auxiliar com melhor qualidade de visão e aprendizagem mais adequada.

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelos seguintes canais:

  • Telefone: (31) 3289-2000
  • WhatsApp: (31) 9 9821-9992
Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!