As crendices e mitos fazem parte do cotidiano popular e, muitas vezes, prejudicam ou estimulam hábitos comprometedores da saúde. Algumas dessas verdadeiras fake news também provocam problemas para a qualidade da visão. Entenda que os boatos começam e vão se espalhando, como um telefone sem fio, até que ganham o status de “verdade”, à medida que você e outras dezenas de pessoas passam a não questionar e, sequer, sabem a explicação e os motivos para as causas.

Para te ajudar a saber como cuidar mais de sua saúde ocular, evitar as fake news e combater boatos, elencamos, abaixo, 5 mitos e verdades sobre a saúde de seus olhos:

1) Ler em movimento provoca danos aos olhos?

MITO. Não há base científica para essa afirmação. A verdade é que, ao contrário do que se diz, é possível, sim, ler a vontade dentro de ônibus ou no carro em movimento, pois os sintomas dependem do equilíbrio e da saúde neurológica de cada indivíduo ou da coordenação dos sistemas visual e do equilíbrio.

2) Colírios podem ser usados sem prescrição médica?

MITO. Usar colírios de maneira deliberada provoca malefícios à saúde dos olhos, pois, somente o oftalmologista pode indicar os tipos mais adequados para cada caso, a quantidade, o tempo de uso e os melhores tipos.

3) Telas de computador e celular prejudicam a visão?

VERDADE. A miopia é uma causa por olhar muito tempo para algo próximo, como as telas. Além disso, a interação com as telas reduz a quantidade de vezes em que piscamos e, como consequência, os olhos ressecam. A falta de lubrificação dos olhos gera desconforto no fim do dia. Outro fator considerável está na distância entre os computadores, celulares e os olhos, já que, quanto mais perto, mais os músculos ciliares se contraem, provocando enxaquecas e cansaço da visão.

 

mitos e verdades

 

4) Leitura em ambientes escuros prejudica os olhos?

MITO. A leitura em ambientes escuros não prejudica os olhos e nem gera a necessidade do uso de óculos, exceto, quando um problema prévio já é perceptível. Algumas pessoas preferem ler dessa forma e se adaptam bem à condição.

5) Ar condicionado compromete a lubrificação ocular?

VERDADE. Ao tirar a umidade do ar, o aparelho acaba fazendo com que, indiretamente, as lágrimas evaporem depressa e os olhos percam a lubrificação, levando ao ressecamento. A falta de manutenção adequada ainda faz com que surjam microrganismos causadores de alergias e irritações.

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Doenças OcularesSaúde Ocular
    Jovem Malaio quase perde a visão, passou por transplante de córnea e alertou sobre perigo de coçar ou esfregar os olhos
    Alerta sobre perigo escondido em hábito comum! Saiba como um ato simples pode levar à cegueira e como se proteger.
    saiba mais
  • CuidadosNeurovisãoSaúde OcularTratamentos
    Autistas podem ter sensibilidade extrema à luz
    Entenda como o transtorno impacta a visão e saiba como ajudar.
    saiba mais
  • CuidadosDoenças OcularesSaúde Ocular
    Glaucoma: doença de início assintomático pode causar perda irreversível da visão
    Previna-se contra o glaucoma, a principal causa de cegueira no mundo é evitável. Saiba mais aqui!
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!