O Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães respeita valoriza cada ser humano do seu jeito, de forma personalizada, e considera que a soma das nossas particularidades nos torna mais fortes e únicos.
Atualmente, trabalhamos por uma jornada cada vez mais inclusiva, diversa e equitativa. Motivo esse que não aceitamos qualquer comportamento discriminatório ou de assédio com base em raça, etnia, religião, nacionalidade, sexo biológico, identidade de gênero, orientação afetivo-sexual, expressão de gênero, idade, classe social, origem regional, deficiência, estado civil, fundamentado no Regulamento Interno do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães.
Ao comentarmos sobre inclusão e diversidade precisamos ficar atentos à vários conceitos importantes que nos orientam a compreender melhor as diferentes pessoas com quem convivemos no nosso dia a dia. Somos todos feitos pela soma de nossas crenças e vivências que, na maioria das vezes, refletem nossas origens!
No Brasil, um país tão diverso, ainda precisamos, e muito, diminuir as desigualdades e, compreender alguns CONCEITOS BÁSICOS SOBRE O TEMA, já é um ótimo começo. Conheça alguns conceitos:
DIVERSIDADE – É reconhecer que cada um de nós tem características que nos faz únicos, sejam elas físicas, estéticas, financeiras, religiosas, educacionais entre outras.
IGUALDADE – É quando as pessoas têm e conseguem usar os mesmos privilégios e não há diferença de acesso, condições financeiras, de saúde e etc.
INCLUSÃO – É permitir que as pessoas possam ser, de fato, quem são e demonstrarem sua melhor versão, sem deixar faltar o apoio, capacitação e as ferramentas necessárias para sua integração à sociedade em que pertencem.
EQUIDADE – Proporcionar as condições, apoio, capacitação, infraestrutura e tecnologia necessárias para garantir que a pessoa evolua e alcance seus sonhos, desejos e metas.
MINORIA – Condição do que é numericamente inferior a outro.
GRUPOS MINORIZADOS – Pessoas que têm suas vozes e existências ignoradas, jogadas as margens da sociedade. Muitas vezes são maioria em nosso país, porém, têm pouca condição financeira, representação política, sofrem discriminação e são vítimas de intolerância.
PRECONCEITO – É o conjunto de sentimentos e pensamentos que aprendemos desde a infância até a vida adulta, e, muitas vezes, acabamos julgando as pessoas usando esse aprendizado influenciado pela cultura local, sociedade, família, trabalho, entre outros fatores.
DISCRIMINAÇÃO – É quando esse conjunto de sentimentos e pensamentos viram atitudes que ofendem e/ou excluem pessoas da política, das oportunidades, dos direitos, e até do convívio social e econômico.
Diversidade LGBTQIA+
Para compreendermos melhor a nossa atual sociedade e participar de um futuro mais inclusivo, é necessário entender do passado e nos aprofundarmos um pouco em conceitos gerais da sexualidade humana que permeiam a vida de todas as pessoas.
Para entendermos a diversidade LGBTQIA+ buscamos olhar para todos os assuntos que formam a sexualidade humana. Conheça alguns conceitos essenciais:
- SEXO BIOLÓGICO
É aquele que o médico declara ao nascermos e é definido considerando órgãos/genitália, hormônios e cromossomos de cada um. É composto por hormônios, cromossomos, órgãos internos e externos (genital). Ao contrário do que é disseminado no conhecimento comum, há no mínimo três tipos de sexo biológico: feminino, masculino e intersexo.
- ORIENTAÇÃO AFETIVO-SEXUAL
É a inclinação involuntária de cada pessoa em sentir atração sexual, afetiva e emocional por indivíduos de gênero diferente, de mais de um gênero ou do mesmo gênero.
- GÊNERO
Diferencia socialmente as pessoas, levando em consideração os padrões histórico-culturais atribuídos como masculino e feminino.
- EXPRESSÃO DE GÊNERO
É como nos expressamos, falamos, vestimos no dia a dia, e tudo o que está relacionado à nossa estética. A expressão de gênero não define identidade de gênero ou orientação sexual.
- IDENTIDADE DE GÊNERO
Representa como a pessoa se reconhece: homem, mulher, ambos ou nenhum dos gêneros.
IDENTIDADE DE GÊNERO (vamos abordar quatro tipos de identidade de gênero)
- Agênero – tem identidade de gênero neutra, não se identificam ou não se sentem pertencentes aos gêneros masculino ou feminino.
- Travesti/Transgênero/Transexual – Indivíduos que se identificam com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído no nascimento.
- Não-binário – Caracteriza a mistura entre masculino e feminino, ou a total indiferença entre ambos.
- Cisgênero – Indivíduo que se identifica com o seu sexo biológico e “gênero de nascença”.
ORIENTAÇÃO AFETIVO-SEXUAL
- Heterossexuais: pessoas que sentem atração afetiva, sexual e emocional por pessoas que se identificam com o gênero oposto.
- Homossexuais: pessoas que sentem atração afetiva, sexual e emocional por pessoas que se identificam com o mesmo gênero.
- Bissexuais: pessoas que sentem atração afetiva, sexual e emocional tanto por pessoas do mesmo gênero quanto por pessoas do gênero oposto. É importante ressaltar que bissexuais não estão confusos ou indecisos.
- Pansexuais: pessoas que sentem atração afetiva, sexual e emocional por pessoas, independentemente da identidade de gênero e/ou da orientação afetivo-sexual.
- Assexuais: pessoas que sentem pouca ou nenhuma atração sexual, mas isso não quer dizer que a pessoa não possa desenvolver e/ou ter sentimentos afetivos e emocionais.
Conheça o significado de cada letra da LGBTQIA+
L – Lésbica – Pessoa que se identifica como mulher e sente atração afetiva, sexual e emocional por outra pessoa que também se identifica como mulher. É uma orientação afetivo-sexual. Conhecida também como LEGAL, pessoa interessante, agradável e divertida.
G – Gay – Pessoa que se identifica como homem e sente atração afetiva, sexual e emocional por outra pessoa que também se identifica como homem. É uma orientação afetivo-sexual. Também chamada de GENTIL, pessoa que é encantadoramente educada, simpática e amável.
B – Bissexual – Pessoa que sente atração afetiva, sexual e emocional tanto por pessoas do mesmo gênero quanto por pessoas do gênero oposto. É uma orientação afetivo-sexual. Pode se reconhecer como BEM-DISPOSTA/BEM-DISPOSTO, pessoa animada, entusiasmada, com vontade de dar o seu melhor.
T – Travesti/Transgênero/Transexual – pessoa que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído no nascimento. É uma identidade de gênero. Pode se reconhecer como TRABALHADORA/TRABALHADOR, pessoa que se dedica, emprega sua força e energia para executar uma atividade e dela garante o seu sustento.
Q – Queer – Termo guarda-chuva que engloba todas as pessoas que não se identificam nas outras letras da sigla. Também é utilizado para quem ainda está se questionando sobre suas individualidades que compõem a sexualidade humana. Esse pessoa pode se reconhecer como QUALIFICADA/QUALIFICADO, pessoa que tem as competências técnicas e comportamentais para executar uma função.
I – Intersexual – O termo “Intersexo” substitui a palavra “hermafrodita” e abrange as pessoas com características fisiológicas/sexuais femininas e masculinas (hormônios, cromossomos, genitália e aparelho reprodutor). É um sexo biológico. Essa pessoa pode se reconhecer como INSPIRADORA/INSPIRADOR, que suas atitudes e ações influência e entusiasma outras pessoas, essa pessoa também pode ser
A – Assexual e/ou Agênero – Assexuais são pessoas que sentem pouca ou nenhuma atração sexual, sendo uma orientação afetivo-sexual. Agêneros são pessoas com identidade de gênero neutra, e se trata de uma identidade de gênero. Essa pessoa pode se reconhecer como ACOLHEDORA/ACOLHEDOR, pessoa que com a sua empatia consegue amparar outras pessoas.
+ – Engloba todas as possibilidades de orientação afetivo-sexual, identidade de gênero e corpo genital que não estão visibilizadas na sigla.
IMPORTANTE: Todas as siglas acima dizem respeito a pessoas, que tem sonhos, desejos e anseios como qualquer outra.
Inclua e promova o respeito as pessoas LGBTQIA+!
Evite termos como “desvio sexual” e “homossexualismo”
A homossexualidade não é considerada “desvio sexual” pelo Conselho Federal de Medicina desde 1985. O termo correto é homossexualidade.
“Quando você virou gay?”
A orientação sexual não é escolhida e ninguém aprende a ser. Ela é intrínseca e involuntária ao ser humano.
“Você não precisa ficar se beijando na frente dos outros, tem criança aqui!”
O respeito deve ser ensinado às crianças desde cedo. Não existe nada de errado em demonstrações de afeto. Orientação sexual não é definida ao ver pessoas se beijando.
“Não tenho nada contra gays, tenho amigos que são”
O fato de uma pessoa usar de ofensas, mas ter amigos que são LGBTIA+ não faz dela uma pessoa menos homofóbica. Cabe lembrar que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero passou a ser considerada um crime.
“Vira homem”
O gay não deixa de ser homem porque é gay, e a mulher não deixa de ser mulher porque é lésbica. Orientação sexual é diferente de identidade de gênero.
“Você não parece gay”
Gay não tem cara, nem um padrão, isso só reforça estereótipo. Existem apenas pessoas, não é preciso seguir um modelo.
“Bissexual é aquele que fica em cima do muro!”
As pessoas bissexuais têm certeza da sua orientação sexual: sentem atração afetiva e/ou sexual por ambos os gêneros. E isso não significa ficar em cima do muro.
“Quem é o homem da relação?”
Em um relacionamento lésbico, não há presença de homens, apenas mulheres.
“Tudo bem ser lésbica, mas precisa se vestir como homem?”
Roupas não devem definir identidade de gênero. Cada um usa o que lhe deixa confortável.
“Que desperdício!”
É uma expressão comum ao ver alguém que acha bonito, mas não se identifica como heterossexual. É preciso ponderar: você diz a mesma coisa para uma pessoa comprometida ou para uma pessoa que simplesmente não teve interesse em se relacionar com você? Dizer isso apenas para pessoas LGBTQIA+ mostra uma carga de julgamento e preconceito.
“Você é operado(a)?”
Uma pessoa trans não precisa tomar hormônios, nem fazer cirurgias para se autodeclarar, ser reconhecida e respeitada como deseja.
Acima de tudo, respeite! Não faça, nem contribua com comentários ou piadas que reforcem e propaguem o preconceito e a discriminação contra as pessoas LGBTQIA+.