O questionamento pode até parecer estranho, mas, a verdade é que, sim, o airbag, um equipamento para proteção e segurança, também pode provocar lesões oculares. A afirmativa assusta, contudo, entenda que, ainda assim, o uso é essencial nos carros  para maior proteção geral, em caso de acidentes, mesmo o airbag representando riscos.

Fica mais fácil para você compreender que, em casos de impactos faciais, causados durante o acidente, a situação também envolve os olhos. Mesmo sendo assustador, leia o texto até o fim para  entender melhor quais são os problemas e como deve lidar em cada situação.

Por que o airbag causa lesão ocular?

O airbag protege, entretanto, a situação de risco pode estar relacionada à posição do banco em relação ao volante. Você sabia que a recomendação é sempre manter  45 centímetros de distância, a partir dos olhos para o volante? Esse espaço é essencial para prevenção de impactos oculares, em caso de acidentes automobilísticos.

Tem recomendação para motoristas com óculos?

Quem dirige e usa óculos deve saber que a indicação médica é optar por  armações fechadas e evitar o uso de lentes de vidro mineral. Dessa forma, será  possível  eliminar um maior risco de estilhaçamento e perfurações oculares, em caso de acidentes. Além disso, você ainda precisa saber que é recomendado verificar a resistência do produto e quem é o fabricante dos óculos e lentes para evitar maiores riscos e problemas.

Qual a recomendação para pessoas que  já realizaram procedimento visual?

Os acidentes de trânsito ainda podem causar inchaços, fraturas, descolamento de retina, ceratite e o hifema entre pessoas que  já realizaram algum procedimento visual. Se você já passou por alguma intervenção ocular, a indicação é consultar um oftalmologista, após o acidente, para uma melhor avaliação do caso e descartar qualquer comprometimento na qualidade de visão, já que há maior chance de problemas.

Quais são as possíveis consequências na saúde visual de quem já passou por acidente de carro com airbag?

Descolamento de retina: desprendimento da retina da superfície interna do globo ocular. A separação impede o fornecimento de luz para o cérebro e pode causar a perda definitiva da visão.

Ceratite: irritação ou inflamação da córnea, atrapalhando a visão. Uma das causas mais comuns é o uso inadequado de lentes de contato, por isso, é necessário ter higiene e cuidado.

Hifema: sangramento interno do olho, mais especificamente, na câmara anterior, podendo resultar na perda de visão, devido aumento da pressão intraocular.

Você está em dia com as visitas ao oftalmologista?

Telefone: (31) 3289-2000
WhatsApp: (31) 9 9821-9992

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!