As campanhas sobre as doenças raras, em geral, alertam sobre os principais sintomas, sendo que é preciso evidenciar algumas condições que, mesmo apesar de pouco frequentes, provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. Dessa forma, para você ter uma ideia, a neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.

ORIGEM E RECORRÊNCIA

A neuropatia foi nomeada no século passado, pelo oftalmologista alemão Theodor von Leber, denominada Neuropatia Óptica Hereditária de Leber (LHON), decorrente de um erro genético mitocondrial, de origem materna, danificando as células do nervo óptico ou gerando a morte delas. 

A verdade é que essa patologia atinge, em média, uma a cada 50 mil pessoas no mundo, sendo que as principais vítimas são homens, na faixa dos 20 anos.

SINTOMAS

A neuropatia provoca a repentina perda da visão central, evoluindo até restar apenas a visão periférica. Para seu maior conhecimento, os sintomas incluem embaçamento, imagens pouco nítidas e com uma coloração mais fraca que a tradicional.

Apesar da seriedade da condição, uma curiosidade interessante dessa patologia está no fato de ser completamente indolor, ocorrendo em ambos os olhos. Contudo, a princípio, apenas um deles pode apresentar as alterações e, em até oito semanas, o outro olho exibirá os primeiros sinais.

EXISTE UM ÚNICO TRATAMENTO PARA A CONDIÇÃO

As pessoas com os sintomas devem consultar um oftalmologista, pois o diagnóstico é feito com uma série de análises, avaliando o histórico familiar e clínico, solicitação de diferentes exames, como a pressão intraocular, acuidade visual, campo visual, autofluorescência, tomografia de coerência óptica (OCT) e outros de imagem.

Após a confirmação, começa o único tratamento existente no mundo, uma terapia aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos para reverter os efeitos.

CUIDADOS

Como qualquer outra patologia, quem for diagnosticado com essa neuropatia precisa estabelecer alguns cuidados, evitando o consumo de álcool e o hábito de fumar, assim também como determinados tipos de antibióticos, conforme as recomendações médicas.

SINTOMAS PODEM CONFUNDIR

Você deve ter atenção, pois, afinal, a visão embaçada pode ser a origem de diferentes condições oculares e, mesmo apesar de, em geral, as pessoas acreditarem que essa doença não acontecerá com elas, é essencial investigar as origens.

Por isso, a indicação é manter uma observação adequada e, quando perceber  qualquer mudança na qualidade da visão, consultar um oftalmologista. À medida que se desenvolve, a neuropatia afeta atividades cotidianas, como a capacidade de dirigir e ler. Assim sendo, deve ser diagnosticada e tratada rapidamente.

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais
  • Cuidados
    Cola para cílios podem provocar lesão química ocular como ocorreu com a atriz Regina Casé
    Quem nunca sentiu uma ardência nos olhos ao deixar um produto cair sobre eles? Como o shampoo ou protetor solar, ao aplicar encostando no globo ocular ou escorrendo do rosto.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!