Os olhos e qualquer órgão do corpo podem ser acometidos por diversos problemas diários, causados por vírus, bactérias e também outros fatores externos. Contudo, grande parte da população desconhece que o protozoário, conhecido como ameba de vida livre, compromete a saúde ocular. A verdade é que, quando esse microorganismo se instala no olho, provoca uma úlcera ou uma infecção na córnea.

Você deve se precaver, pois a úlcera pode levar a perda definitiva da visão, ou seja, a ameba de vida livre pode provocar, sim, a perda da visão.

Para se ter uma ideia da gravidade dessa situação, diversos médicos australianos estão registrando ocorrências de perda visual em uma condição que tem chamado atenção da população no país pelo caráter inusitado, desconforto e riscos. A parasita australiana está provocando uma doença conhecida pelos seguintes nomes: “Olho de Natal”, “Síndrome de Albury-Wodonga” e “Ceratite Ceifador”.

Parecer incrível, contudo, saiba que a patologia é causada pela secreção liberada por um besouro muito pequeno, chamada de Orthopus, que busca romper a córnea. Entretanto, a situação é exclusiva de uma determinada região da Austrália, sendo considerada sazonal, ou seja, durante o verão. O primeiro relato sobre o “Olho de Natal” foi identificado em 1970.

Também no Brasil, infelizmente, é possível encontrar causas oculares similares. As ocorrências envolvem uma dor debilitante, afetando diretamente a córnea, através de uma úlcera que pode ocupar 70% da superfície.

Quando ocorre essa infecção?

O Brasil já apresentou ocorrências semelhantes, causadas por animais, como é o caso da Acanthamoeba. Ou seja, é um protozoário, conhecido como ameba de vida livre, comprometedor da saúde ocular por provocar uma úlcera ou ceratite na córnea, ou seja, uma infecção, sendo a primeira considerada uma urgência, pois causa a perda definitiva da visão.

A verdade é que essas infecções são chamadas acidentais, já que, muitas vezes, acontecem em momentos de lazer, nadando, por exemplo, com a família ou os amigos. Os fungos, vírus, bactérias e outros protozoários podem contaminar em situações inesperadas.

Quem está mais propenso à ameba de vida livre?

As pessoas com maiores riscos para desenvolver o problema são aquelas em uso prolongado de lentes de contato, principalmente, de material gelatinoso. Afinal, um dos principais motivos está na presença da ameba na solução salina de diluição caseira ou não preservada, cujas lentes devem ser depositadas para limpeza. Dessa forma, a mesma situação pode ocorrer entre quem passa muito tempo em banheiras aquecidas com as lentes.

Para ficar claro, as lentes são de um material que facilita a adesão da ameba e a higiene deve ser adequada. Porém, as ocorrências já registradas não são casos isolados, podendo atingir até quem não usa e, um exemplo, está entre os praticantes de esportes aquáticos, pois estão em ambientes menos esterilizados.

Quais são os principais sintomas?

Os principais sintomas são sensibilidade à luz e lacrimação excessiva, dor, visão desfocada, vermelhidão, a sensação de ter um corpo estranho dentro do olho e dores de cabeças consideradas intensas. Quem apresenta esses sinais deve consultar um oftalmologista rapidamente para analisar a causa e, se necessário, iniciar o tratamento, antes da evolução para algo pior.

Quais são as possíveis consequências?

O alerta é ainda pior para quem não consultar um especialista para tratar os sintomas provocados pela ameba de vida livre, pois, pode apresentar possíveis consequências, como cegueira, ou a perda do olho em dias.

Clique aqui e agende sua consulta agora mesmo.

Qualquer dúvida, entre em contato pelos seguintes canais:

  • Telefone: (31) 3289-2000
  • WhatsApp: (31) 9 9821-9992
Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    Consultas preventivas podem evitar até 80% dos casos de cegueira
    Cerca de 36 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, a entidade aponta que 80% dos casos de cegueira podem ser evitados.
    saiba mais
  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!