Lamentavelmente, a automedicação ainda é uma prática muito comum no cotidiano dos brasileiros, pois desconhecem os riscos desse costume de usar os mesmos medicamentos que parentes ou amigos usam ou indicaram para condições que acreditam ser semelhantes, principalmente, visando o alívio de dores.

 

Para você ter uma ideia, recentemente, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças nos Estados Unidos alertaram que o uso de colírios, sem prescrição médica, pode causar cegueira e, pasme, até morte. Sabia que o principal motivo, nesses casos, foi a presença da bactéria  pseudomonas aeruginosa. Acompanhe o texto até o fim para entender o que aconteceu e prevenir situações como essas.

 

O que é a bactéria pseudomonas aeruginosa?

 Para seu maior conhecimento, a bactéria é muito comum por desenvolver úlceras na córnea, entre usuários de lentes de contato,  provocando irritações oculares.  É isso mesmo. O fato é curioso e, principalmente, perigoso.

 

 

 

Saiba quais são os efeitos colaterais por usar um colírio sem prescrição médica?

O uso indiscriminado de colírios sem recomendação médica provoca diferentes efeitos colaterais:

  • Úlceras;
  • Glaucoma;
  • Cegueira;
  • Alergia;
  • Infecções;

 

Quais são os possíveis sintomas de uma medicação errada?

Entenda que o uso de medicação errada para uma doença, apresenta diversos efeitos colaterais, assim como sintomas contrários. No caso dos colírios, se você  aplicar, sem prescrição médica, pode sentir os seguintes sintomas: alteração no ritmo cardíaco, aumento da pressão arterial, cansaço, sonolência e sensação de boca seca.

 

Qual é o colírio certo para cada paciente?

A verdade é que existem diferentes tipos de colírio e, por isso, a automedicação é completamente proibida. Somente o oftalmologista, responsável pelo seu  acompanhamento, saberá o colírio mais indicado para o seu caso, evitando qualquer efeito colateral comprometedor em sua qualidade de visão.

O compartilhamento de colírio também não é recomendado. Essas situações são muito arriscadas, uma vez que o colírio é um remédio e, assim, deve ser usado de forma individual, conforme os sintomas de cada paciente. Vale ressaltar que o compartilhamento gera altos riscos de contaminações e consequências à saúde ocular.

 

 

Clique aqui e agende sua consulta agora mesmo.

Qualquer dúvida, entre em contato pelos seguintes canais:

  • Telefone: (31) 3289-2000
  • WhatsApp: (31) 9 9821-9992
Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    Consultas preventivas podem evitar até 80% dos casos de cegueira
    Cerca de 36 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, a entidade aponta que 80% dos casos de cegueira podem ser evitados.
    saiba mais
  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!