A catarata é um problema comum para 2 milhões de brasileiros, a cada ano e, pasme, mas, muitos deles, não desconfiam, pois a condição vai surgindo aos poucos, permitindo que se adaptem à situação. O fato é péssimo e causa preocupação entre os médicos, mesmo que não seja uma patologia tão séria quanto parece, pois a cegueira causada pela catarata tem cura, podendo ser revertida com cirurgia. A visão é essencial para o ser humano e o procedimento é mais simples do que aparenta ser.
A recomendação é entender que a enfermidade é conhecida por apresentar uma mancha esbranquiçada nos olhos, podendo ser vista a olho nu, mas, nem sempre, isso acontece. O sintoma atinge, principalmente, as pessoas mais velhas que, em razão da perda de transparência do cristalino, uma lente do olho que permite ver as imagens em diferentes distâncias.
O que ocorre é que, com o tempo, o cristalino se torna cada vez mais opaco com as fibras ficando mais espessas e dificultando a entrada de luz, importante para a formação da visão. Pode parecer complicado, contudo, entenda que esse processo começa a ocorrer, por volta dos 45 anos, primeiro originando a presbiopia, conhecida como vista cansada, fazendo com que as pessoas passem a necessitar de óculos, principalmente, para focar em objetos próximos e, ao longo do tempo, pode evoluir para a catarata.
Apesar de causar sérios efeitos na visão, a cegueira decorrente da catarata tem cura, via cirurgia, um procedimento considerado muito seguro e extremamente eficaz, retirando o cristalino, a lente original do olho, substituindo por uma lente intraocular, ou seja, uma prótese.
Sabia que existem diferentes tipos de lentes e que são selecionadas, de acordo com a necessidade de cada caso e paciente.
Já, os cuidados após o procedimento envolvem a pausa na prática de exercícios físicos, evitar coçar os olhos, usar o colírio, conforme indicação médica e encontrar uma boa posição para dormir, sem que pressione o olho. O diagnóstico será feito por um médico oftalmologista com o exame de vista regular, sendo realizado minuciosamente para avaliar uma possível lesão na lente.
Você pode manter a tranquilidade, pois, embora a cegueira causada pela catarata tenha cura, a recomendação é agendar consultas anuais com um profissional, afinal, pois, somente assim, será possível identificar alguma mudança, ou outro tipo de doença, iniciando um tratamento rápido para evitar a evolução da doença.
Se por um lado, a catarata progride lentamente, por outro, exatamente por isso, as pessoas podem perceber a qualidade da visão diminui, mesmo com o uso de óculos, sentindo, ainda, muita sensibilidade à luz, ter visão dupla ou nebulosa, as cores passam a ter uma tonalidade diferente, menos saturada, e enxergam feixes de luz ou halos aleatoriamente, dificultando ações cotidianas, como ler, andar e dirigir. Com o desenvolvimento do problema, passam a ver apenas vultos, até que fiquem cegas.
É essencial alertar, que, raramente, a patologia é congênita, diagnosticada em recém-nascidos, em um ou dois olhos, com turvação total ou parcial. Aprenda que, neste caso, a prevenção é feita com a vacinação da mãe para rubéola, antes de engravidar, além do acompanhamento ideal do pré-natal.
Ainda assim, outros problemas de saúde, como o glaucoma (mais uma doença ocular), diabetes, além do alto uso de colírios não prescritos por oftalmologistas, pancadas na região dos olhos e contato com radiação também colaboram com o aparecimento desse problema. Agende consultas preventivas.
Clique aqui e agende sua consulta agora mesmo.
Qualquer dúvida, entre em contato pelos seguintes canais:
Telefone: (31) 3289-2000
WhatsApp: (31) 9 9821-9992
Não perca a estreia da série exclusiva sobre a Cirurgia de Catarata com o Dr. Ricardo Guimarães, médico oftalmologista, referência mundial na área, diretor do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães e do LAPAN – Laboratório de Pesquisa Aplicada às Neurociências da Visão.
Inscreva-se agora no nosso canal e ative as notificações para não perder nenhum episódio. Te esperamos lá!
Categorias
Leia também
- CuidadosDoenças OcularesSaúde OcularGLAUCOMA: Doença de início assintomático pode causar perda irreversível da visãoO glaucoma é a condição em que há a morte das células que enviam a informação visual ao cérebro por vários mecanismos, sendo uma delas o aumento da pressão intraocular.saiba mais
- CuidadosDoenças OcularesSaúde OcularSíndrome do olho seco incapacita e provoca perda de visãoO sintoma de olho seco é bastante desconfortável e não deve ser considerado normal ou se “acostumar” com a situação.saiba mais
- CuidadosDoenças OcularesSaúde OcularOzempic e Wegovy estão relacionados à patologia ocular raraA divulgação de um estudo alertou que esses remédios podem estar ligados a uma rara doença ocular: Neuropatia Óptica Isquêmica Anterior-não arterítica (NOIA-NA).saiba mais