Quando o ato de coçar os olhos se torna um hábito, é importante você consultar um oftalmologista, uma vez que essa ação pode comprometer sua saúde ocular e a qualidade da visão no cotidiano.

A verdade é que existem pessoas que coçam os olhos com frequência, sendo que, em muitos casos, cultivam esse costume e, em outras situações, a coceira é decorrente de algum tipo de alergia. Porém, o que você deve saber é que, de fato, coçar os olhos é prejudicial e até pode causar cegueira. Isso mesmo! Pode parecer assustador, mas, conforme a frequência e intensidade desse ato, o seu olho pode ser prejudicado.

O que é ceratocone?

O ceratocone afeta diretamente a córnea, responsável por proteger o globo ocular e levar luminosidade até a retina. Geralmente, quem apresenta essa condição tem córnea curvada para fora e a situação requer tratamento, sendo que, quanto mais rápido diagnosticado e iniciado os cuidados médicos, melhor serão os resultados.

Quem pode ter ceratocone?

Geralmente, a patologia acomete pessoas mais jovens, entre 10 e 25 anos, durante a puberdade, evoluindo aos 30 ou 40 anos, envolvendo pessoas com problemas de alergia, como rinite e sinusite, assim como quem apresenta síndrome de down ou problemas visuais, como catarata. Dessa forma, os pais devem ficar atentos aos olhos dos filhos.

Sintomas mais comuns

Normalmente, as pessoas afetadas pelo ceratocone apresentam alguns sintomas muito comuns:

  • Troca frequente de grau
  • Dificuldade de foco
  • Visão turva
  • Fotofobia
  • Visão dupla
  • Baixa visão noturna
  • Córnea em formato de cone

Como ocorre o ceratocone?

Infelizmente, essa patologia ocular ocorre de forma genética, quando uma pessoa esfrega muito os olhos ou possui uma alergia. O fato de esfregar os olhos com frequência empurra o globo ocular e força a córnea, elevando a pressão no local e causando lesões.

Além disso, o ceratocone também pode acontecer devido a outro motivo, como o envelhecimento e a perda de nutrientes do tecido, incluindo a produção de colágeno, sendo reduzido, consideravelmente.

Diagnóstico

Normalmente, o diagnóstico do ceratocone é feito com um  exame oftalmológico,  confirmado pela Topografia Corneana Computadorizada. O processo permite um retrato mais apurado da córnea, com informações quantitativas e qualitativas, identificando a doença.

Prevenção do ceratocone

É lamentável, mas ainda não existe como prevenir o ceratocone, porém, a recomendação é tratar as alergias; não jogar areia nos olhos; não coçar os olhos; mantê-los lubrificados e fazer o uso correto das lentes de contato. Além disso, você deve manter consultas periódicas com o oftalmologista.

Como tratar o ceratocone?

Os tratamentos devem ser iniciados imediatamente, variando de acordo com cada paciente e o nível da doença. Pode ser indicado o uso de óculos ou o uso de lentes de contato. Porém, em casos mais avançados, como de cegueira, é indicado o transplante de córnea para tratamento.

Você está em dia com suas consultas ao oftalmologista?

Telefone: (31) 3289-2000
WhatsApp: (31) 99821-9992

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!