Quem nunca sentiu uma ardência nos olhos ao deixar um produto cair sobre eles? Como o shampoo ao tomar banho, ou com o protetor solar, ao aplicar encostando no globo ocular ou escorrendo do rosto.

A situação é mais comum do que se imagina, afinal, pode ocorrer com qualquer pessoa, como no caso da atriz Regina Casé. Ela chegou a ficar dois dias sem enxergar devido a uma queimadura, causada por uma cola de cílios, que entupiu a saída da glândula lacrimal e atingiu a córnea.

Produtos químicos são perigosos para visão

O olho é um órgão muito sensível e a química é agressiva, assim, a probabilidade de sofrer uma queimadura de córnea é grande, provocando uma lesão que  precisa ser tratada rapidamente.

Lesão na córnea é grave?

A lesão na córnea nem sempre é grave, porque varia conforme a quantidade de produto e a reação no contato no local. Os sintomas envolvem o olho vermelho, irritação, coceira, lacrimejamento, fotofobia (sensibilidade à luz), diminuição da qualidade da visão e a dificuldade em manter os olhos abertos.

Como acabar com a sensação de queimadura?

A recomendação é lavar os olhos, por pelo menos dez minutos em água corrente, filtrada ou com soro fisiológico. Logo em seguida, a pessoa deve se dirigir ao hospital ou consultório oftalmológico para uma consulta completa.

Tratamento

Normalmente, é feito com uso de colírios, sempre indicados por um oftalmologista.  A dica é nunca utilizar uma medicação não prescrita, evitando o risco de agravar a condição.

A córnea é a camada protetora da superfície do olho e ajuda a concentrar a luz sobre a retina, permitindo enxergar e, por isso, a falta de cuidados pode acarretar alguns desses problemas graves:

  • Glaucoma
  • Síndrome do olho seco
  • Cegueira
  • Perda do olho

Por esses motivos, alguns pacientes podem precisar passar por uma cirurgia.

Como evitar uma queimadura ocular?

Primeiro, é preciso ter cuidado ao aplicar produtos muito próximos aos olhos, seja o protetor solar, base, cremes, óleos, sombras, máscara e a cola de cílios.

A recomendação é que a prática de extensão de cílios seja feita em clínicas seguras, com profissionais qualificados e usando materiais de qualidade. A busca por atendimento médico tem sido crescente, por causa das dores provocadas por procedimentos feitos de forma errada.

O alerta também vale para produtos que não sejam próprios para o rosto, como as pomadas capilares, que podem, devido ao suor ou água, escorrer e atingir os olhos.  A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem retirado diversas marcas do mercado pelo risco, mas mantém uma lista com todas as seguras no site.

Ainda vale alertar que quem convive com produtos como agrotóxicos também devem proteger os olhos com equipamento adequado.

Qualquer incômodo ou irritação nos olhos, entre em contato e agende uma consulta!

📞Tel: (31) 3289-2000⠀
📱WhatsApp: (31) 99821-9992
💻 Site: www.holhos.com.br (agendamento online)
Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!