Diariamente, os médicos observam o crescimento no número de pais que chegam aos consultórios, preocupados com a qualidade da visão de seus filhos. Afinal, as últimas pesquisas apontam um crescimento alarmante da ocorrência de miopia entre crianças brasileiras de 0 a 12 anos. Os estudos também apontam possíveis causas para a elevação dessas taxas, como o uso de celulares, tablets, computadores e aparelhos eletrônicos. O mais alarmante é que essa situação é agravada, ainda mais, pela exposição cada vez menor a luz solar, já que as atividades diárias são mais executadas em ambientes fechados.

O que é miopia?

É importante você entender, independentemente de ser pai ou mãe, que a miopia é um distúrbio visual. Isto quer dizer que a condição faz a imagem entrar em foco, antes de chegar à retina. Ou seja, os objetos são vistos desfocados sem a correção de um óculos e, somente quando estão próximos, a pessoa consegue enxergar nitidamente. Para ficar claro, o olho míope é um olho que cresceu além do necessário para que os raios cheguem ao ponto correto da retina para a visão nítida. Portanto, enquanto a criança está em crescimento, o olho também continuará a crescer. Assim, uma criança pequena que já é míope, tenderá a ter um grau de óculos cada vez maior, pois continuará crescendo.

Você sabe quais são os sinais e sintomas de erro refracional, como a Miopia?

  • Borrão da visão para longe e/ou para perto
  •  Dor de cabeça
  • Estrabismo – desvio dos olhos
  • Franzir a testa
  • Desconforto ocular
  • Olho seco
  • Irritação ocular
  • Fadiga visual.

Como é o diagnóstico da miopia?

A suspeita de miopia inicia, quando é observado que a criança prefere colocar objetos muito próximos ao rosto, ou até mesmo, com o relato de não enxergar bem pela própria criança, ou até professores ou cuidadores. Se a criança ainda não é capaz de responder usando a tabela com desenhos, é realizado a Esquiascopia. O exame usa o reflexo da luz na retina para observar o grau. Nesse caso, o oftalmologista consegue determinar o grau, sem a necessidade de resposta do paciente.

Existe tratamento?

A miopia provoca o crescimento do olho, portanto, assim como não é possível diminuir a altura do corpo, não é possível regredir o tamanho do olho. Entretanto, é possível controlar ou desacelerar a progressão da miopia com o uso de algumas intervenções, como os colírios ou óculos prescritos com características inibidoras desse crescimento rápido do olho. Em alguns casos, recomenda-se até o uso de mais de uma intervenção. O oftalmologista indicará a melhor opção.

Como é a correção visual?

No caso de crianças, pode-se optar, primeiramente, por óculos e, em alguns casos específicos, é necessário o uso de lentes de contato. Futuramente, é possível pensar em cirurgia, porém, apenas após esgotados as intervenções não-cirúrgicas. Somente o oftalmologista está preparado para saber qual das opções será a mais indicada para cada caso. Sendo assim, agende uma consulta periódica para receber a melhor avaliação e recomendação de tratamento. Escute o Podcast do Dr. Ricardo Guimarães, presidente do HOlhos, sobre o tema (CLIQUE AQUI).

Clique aqui e agende sua consulta agora mesmo.

Qualquer dúvida, entre em contato pelos seguintes canais:
  • Telefone: (31) 3289-2000
    • WhatsApp: (31) 9 9821-9992
    Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

    Leia também

    • Cuidados
      Consultas preventivas podem evitar até 80% dos casos de cegueira
      Cerca de 36 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, a entidade aponta que 80% dos casos de cegueira podem ser evitados.
      saiba mais
    • Cuidados
      ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
      A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
      saiba mais
    • Cuidados
      DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
      As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
      saiba mais

    Quer receber mais conteúdo? Assine!

    Marque sua consulta!