É incrível, mas a visão apresenta muitas doenças e as pessoas têm bastante curiosidade sobre várias delas.  Por exemplo, a catarata é uma patologia que atingirá todos os adultos eventualmente, afetando a capacidade visual e, o mais assustador, é que compromete as atividades cotidianas, como andar, ler e dirigir – principalmente, em ambientes com menos luz.

Após os 40 anos, o cristalino – lente natural do olho – perde sua transparência, progressivamente, ou seja, embaça a visão dificultando atividades diárias. O cristalino também é responsável pela habilidade em focar objetos para perto, por isso, após os 40 anos os pacientes apresentam dificuldade progressiva para perto, ou seja, afastam objetos, livros e até o celular para ver melhor. Se você usa óculos para perto, então já apresenta algum grau de catarata.

Em geral, você deve saber que a catarata é causada pela idade, geralmente, entre indivíduos a partir dos 40 anos. Dessa forma, acaba sendo o maior motivo para a baixa visão em adultos e estudos mostram que cataratas causam 51% de todos os casos de cegueira no mundo.

Um fato interessante é que diversos pesquisadores já indicaram outros fatores de risco, como hereditariedade, diabetes, uso de certos medicamentos, trauma, choque elétrico, dermatite atópica e o consumo excessivo de tabaco e álcool.

Para você entender melhor quais são os primeiros sinais, imagine olhar através de um vidro sujo ou embaçado que só piora e, com o passar do tempo, perde-se a capacidade de leitura e realização de tarefas cotidianas.

Uma situação que impacta e preocupa está no fato de esse processo ser gradual, ou seja, você, simplesmente, vai se acostumando à degradação da capacidade visual e adia o tratamento. Contudo, quem não se trata, pode apresentar a perda total da visão.

A recomendação é saber mais informações sobre essa enfermidade que é uma das principais causas mundiais de cegueira. Ainda não é momento de se desesperar. Confira as 4 curiosidades que preparamos para seu conhecimento:

1 – Cirurgia reversível

A catarata tem caráter progressivo, porém é um mal reversível, quando tratada adequadamente. A cirurgia permite a troca da catarata por uma lente calculada especificamente para o seu olho. O procedimento é a cirurgia com menor número de complicações no mundo, quando realizado por um cirurgião experiente e, uma de suas vantagens, é que sem bem executada o paciente fica livre dos óculos para sempre!

2 – Tipos de catarata

A doença é dividida, basicamente, em quatro tipos: senil, a mais comum e relacionado à idade, devido ao envelhecimento natural do cristalino. A catarata traumática é decorrente de uma penetração no globo ocular, ou uma simples pancada, como um soco ou até um acidente de carro. As doenças inflamatórias como artrite reumatoide e lúpus, podem causar catarata. Por último, a catarata também pode ser congênita, ou seja, o bebê nasce com ela, ou se forma durante os primeiros anos de vida.

3 – Não transmissível

Cuidado com a disseminação de informações falsas, principalmente com o advento da internet. Ao contrário do que já pode ser repassado, vale alertar que a catarata não é transmissível.

4 – Fatores de risco

Diabetes, glaucoma, uso regular de tabaco e álcool, exposição excessiva à luz solar, lesões, queimaduras oculares e baixos níveis de vitaminas C e E são fatores de risco adicionais que estimulam um desenvolvimento mais rápido da catarata.

Clique aqui e agende sua consulta agora mesmo.

Qualquer dúvida, entre em contato pelos seguintes canais:

  • Telefone: (31) 3289-2000
  • WhatsApp: (31) 9 9821-9992

—–

Não perca a estreia da série exclusiva sobre a Cirurgia de Catarata com o Dr. Ricardo Guimarães, médico oftalmologista, referência mundial na área, diretor do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães e do LAPAN – Laboratório de Pesquisa Aplicada às Neurociências da Visão.

Inscreva-se agora no nosso canal e ative as notificações para não perder nenhum episódio. Te esperamos lá!

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    Consultas preventivas podem evitar até 80% dos casos de cegueira
    Cerca de 36 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, a entidade aponta que 80% dos casos de cegueira podem ser evitados.
    saiba mais
  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!