A COVID é conhecida por causar diversas reações no corpo, mas, o que pouca gente sabe e você também deve desconhecer é que, além de provocar os problemas mais conhecidos com a pandemia, como os respiratórios, fadiga e a perda do olfato ou paladar, a patologia ainda pode afetar também a visão. Sim, a condição é preocupante e assusta, porque, na verdade, é uma situação bastante incomum para a maioria dos brasileiros, mas, já vivenciada por uma parte da população.

 

 

Sintomas

Por ser um assunto ainda em pesquisa e, sem a devida confirmação científica, os sintomas variam conforme cada estudo em diferentes países. Para você ter uma ideia dos resultados, confira mais informações de acordo com estudos realizados por várias e respeitadas instituições:

 

Sintomas comuns de acordo com a Escola Paulista de Medicina em São Paulo

De acordo com a pesquisa da Escola Paulista de Medicina, os sinais mais comuns são os incômodos nos olhos e possibilidade de sério comprometimento ocular.

 

 

Sintomas mais comuns de acordo com o Journal of Ophthalmic and Vision Research

 De acordo com a pesquisa do Journal of Ophthalmic and Vision Research, os sintomas mais comuns foram olhos secos, sensação de corpo estranho, vermelhidão e alguns casos de secreção e conjuntivite.

 

Sintomas mais comuns de acordo com o periódico Radiology

 De acordo com o periódico Radiology, foram apresentados sinais e sintomas como os  nódulos e a probabilidade de desenvolvimento de uma retinopatia.

 

Sintomas mais comuns de acordo com a Associação de Optometristas  dos Estados Unidos

De acordo com a Associação de Optometristas, foram apresentados sinais e sintomas, como vista cansada e o surgimento de campos cegos.

 

COVID causa sequelas na visão?

Uma pesquisa da Sociedade Radiológica da América do Norte – o periódico Radiology – apontou que sim, é possível a covid provocar algumas sequelas. Diversas situações podem levar à conjuntivite, sendo que essa mesma patologia  pode causar úlcera na córnea e danos graves à visão, como o deslocamento da retina pela coceira excessiva. Outra consequência também está nos nódulos oculares.

 

 

Prevenção

A prevenção é a única alternativa para evitar as consequências da covid, como os problemas oculares, sendo assim, algumas ações preventivas estão no  uso de máscara,  o distanciamento e a correta higienização das mãos. Além disso, vale lembrar que a vacina também é uma ação preventiva, apesar de não  impedir a infecção pelo vírus.

Além disso, para quem já teve doenças oculares, no mesmo período, a recomendação é fazer uma avaliação com um oftalmologista para evitar problemas futuros.

 

 

Você está em dia com as visitas ao oftalmologista?

Telefone: (31) 3289-2000
WhatsApp: (31) 9 9821-9992

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!