Um estudo do The Chinese University of Hong Kong apontou que a  incidência de casos de miopia, entre crianças de 6 e 8 anos, mais que duplicou, passando de 11,6% para 29,6%. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) também alerta que sete a cada dez oftalmologistas destacaram a elevação nos casos entre crianças e jovens até 19 anos, no último ano. A miopia pode ser causada por motivos genéticos, fatores ambientais e, agora, devido a uma maior exigência da visão para perto.

A pandemia do coronavírus mudou o estilo de vida. Afinal, para evitar o contágio,  muitas pessoas começaram a passar mais tempo em casa, ampliando o período de exposição às telas e, mesmo após o retorno das atividades presenciais, uma parcela ainda mantém esse hábito. Os efeitos do excesso já eram conhecidos, mas, com a pandemia, os impactos se tornaram ainda mais alarmantes e os especialistas destacam a necessidade de prevenir a miopia entre o público mais jovem.

Os desconfortos podem acontecer como consequências de casos, em que por necessidade de passar longos períodos em frente a telas, como de computadores, com o passar do tempo, alguns dos pacientes podem começar a sentir incômodos na vista, como olhos secos, cansados, sensibilidade à luz e até dores de cabeça.

Os perigos do excesso de uso de telas sempre foram difundidos, mas os efeitos nunca foram tão sentidos, quanto no momento em que grande parte da população precisou realizar atividades comuns do cotidiano, que antes eram presenciais, de forma segura e distante, com a utilização da internet.

Desde o início da pandemia, os jovens passam cada vez mais tempo expostos às luzes artificiais emitidas das telas do que a luz natural do sol,  importante para o desenvolvimento ocular, principalmente para crianças, mas o novo estilo de vida e,  até mesmo, a rotina de estudos, acaba fazendo com que passem mais tempo em ambientes fechados, expostos à luz artificial do que ao ar livre.

PRODUÇÃO DE DOPAMINA

Os estudos indicam que a exposição à luz solar estimula a produção de dopamina, diretamente ligado à formação saudável do olho, além disso, o aumento das ocorrências de miopia pode estar relacionado também, à falta de estímulo à visão para distância, já que em ambientes internos, a tendência é que os objetos estejam mais próximos, fazendo com que as pessoas precisem apenas utilizar o foco para perto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o tempo de uso para aparelhos eletrônicos seja reduzido, principalmente, entre jovens. Contudo, caso não seja possível, o ideal é intercalar períodos com atividades em frente às telas, com momentos ao ar livre, com a exposição ao sol e a objetos mais distantes do campo de visão, exercitando o foco.

Outra recomendação é consultar o oftalmologista, em caso de algum incômodo ocular. O especialista poderá receitar um colírio e o uso de óculos, além de um possível aumento de grau para aqueles que já o utilizavam. Nunca se automedique. O conselho é sempre realizar exames de rotina anualmente e, isso não significa que você precisará trocar seus óculos, mas é importante sempre checar a saúde dos olhos.

Assista a reportagem da TV Horizonte sobre o aumento de casos de miopia em jovens, gravado na sede do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, no dia 12/12/2022, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=m-SXwyZLSUk&t=124s

* Juliana Guimarães, oftalmologista e diretora do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães

Faça uma avaliação da sua visão conosco!

Clique aqui e agende sua consulta agora mesmo.

Qualquer dúvida, entre em contato pelos seguintes canais:

  • Telefone: (31) 3289-2000
  • WhatsApp: (31) 9 9821-9992
Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    Consultas preventivas podem evitar até 80% dos casos de cegueira
    Cerca de 36 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, a entidade aponta que 80% dos casos de cegueira podem ser evitados.
    saiba mais
  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!