O número de brasileiros optando por usar lentes de contato cresce diariamente e se torna essencial ter conhecimento sobre os diversos cuidados  adequados para escolher e usar essas lentes corretivas. A campanha do Setembro Safira também alerta sobre esse tema para divulgar cada vez mais conhecimento para a população sobre como manter maior qualidade de visão e evitar doenças oculares e riscos que provoquem a cegueira.

 

Quando é indicado o uso de lentes de contato?

As lentes de contato são indicadas para corrigir o grau de refração dos olhos, ou seja, principalmente, para quem apresenta condições de miopia, astigmatismo e hipermetropia. Porém, as lentes também podem ser usadas por pessoas com outros problemas oculares, como o ceratocone e várias irregularidades identificadas na superfície corneana.

 

Quais são os tipos de lentes de contato?

Felizmente, o avanço tecnológico permite uma diversidade em lentes e a recomendação é você conversar com o oftalmologista para avaliar a melhor opção para o seu caso, conforme seus hábitos e carreira:

  • Gelatinosa: são fabricadas com uma maior quantidade de água e, dessa forma, acabam sendo consideradas mais confortáveis. Normalmente, são usadas por pessoas com olhos mais sensíveis e que convivem com miopia, hipermetropia e astigmatismo.
  • Rígidas:são lentes que não se deslocam dentro do olho e indicadas para graus mais elevados.
  • Tóricas: são lentes que podem ser, tanto gelatinosas quanto rígidas, apresentando um formato diferente e uma espessura mais rígida, sendo recomendadas para pessoas com astigmatismo, miopia e hipermetropia.
  • Multifocais: corrige a presbiopia ou a chamada vista cansada, múltiplos focos, corrigindo os três campos de visão: para perto, intermediário e para longe.
  • Terapêuticas: úteis para tratamento de doenças comprometedoras da superfície ocular, como a ceratopatia bolhosa; erosão recorrente do epitélio corneano; olho seco e defeitos epiteliais pós-operatório

 

Contra-indicação?

As lentes de contato não são indicadas para quem tem menos de nove anos de idade ou pessoas portadoras de diabetes. Além disso, as pessoas com infecções na córnea; alergia aos produtos de higiene e – ou que trabalham expostas a fumaça, pó e sujeira, também não devem usar lentes. O risco de infecções e problemas é muito alto.

 

Quais são os cuidados diários com o uso das lentes de contato?

A higienização é o cuidado prioritário e necessário para quem usa lentes de contato. Além disso, outros hábitos são necessários:

  • Não dormir com as lentes;
  • Colocar e retirar as lentes corretamente;
  • Lavar as mãos, antes de tirar e colocar as lentes;
  • Fazer a limpeza regular das lentes e com solução apropriada;
  • Limpar o estojo das lentes com frequência;
  • Evitar coçar os olhos;
  • Respeitar a data de validade das lentes.

Quem usa lente precisa entender que os cuidados não são nenhum tipo de frescura, muito pelo contrato, são ações cruciais para evitar submeter os olhos a microrganismos, ou seja, prevenir que o uso inadequado cause complicações e, inclusive, leve à cegueira.

 

O que causa o uso incorreto das lentes de contato?

O uso incorreto e por tempo prolongado de lentes de contatos podem causar irritações oculares; conjuntivite alérgica grave; úlcera de córnea; infecções e, até mesmo, provocar risco para cegueira, ou seja, em diversas ocorrências, é necessário o  transplante de córnea.

Os olhos precisam descansar e, por isso, os óculos de grau não devem ser abandonados, devendo ser alternados com o uso das lentes. E, em caso de desconforto, irritação ou sensação de visão embaçada, a recomendação é procurar um especialista  o mais rápido possível.

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!