Quando criança, sonhava em ser um super-herói. Eu queria voar e ter a super força do Super-Homem, e, acima de tudo, não sentir dor. Para mim, a dor era um incômodo, um obstáculo, uma barreira, uma fraqueza.

A dor era o meu maior medo, e o meu maior sonho era poder superá-la.

Já na Faculdade de Medicina aprendi que esse superpoder existia. Apenas não voavam nem tinham super força. Eram os pacientes com a doença de Hansen. Eles não sentiam dor. O preço desta insensibilidade à dor é a progressão de lesões periféricas resultantes de traumatismos involuntários sequenciais. Sem dor, sem reação a lesões, agressões que te permitem reagir defensivamente.

Essa condição é um lembrete de que a dor é um sinal importante. Ela nos avisa que algo está errado e que precisamos tomar cuidado. Mesmo que seja desagradável, ela é uma parte importante da vida. Ela nos ajuda a sobreviver e a viver de forma segura.

A dor é amiga, te avisa que algo está errado, te alerta para evitar a continuidade da lesão. Dor, inflamação, irritação, edema, febre, náusea, mau cheiro, dor de cabeça, nas costas, para todo lado são nossos amigos que em nome do nosso corpo estão nos passando mensagens, “oi amigo, algo está errado com você”.

A náusea te avisa para não comer alguma coisa. O mau cheiro te diz, “evite isto, está estragado”. A dor nas costas está te pedindo para fazer exercícios ou mudar de posição.

Até a alma com todos os seus mistérios se defende chorando. Não sabemos ao certo o que ela é, nem como funciona. Mas, uma coisa é certa: ela chora porque sente dor.

Bom, é verdade que tem dor que entra sem ser convidada e depois não quer ir embora, por vezes, nem mesmo quando você chama o médico pedindo para expulsá-la. Mas todas estas dores e desconfortos, em geral, são alertas do nosso corpo nos pedindo providências para alguma coisa. Quase nunca falham em nos avisar.

A bem da verdade, temos algumas exceções. Uma delas é no Glaucoma.

Devia doer muito para nos avisar que nossa visão está sendo roubada. Mas, não é que logo nos nossos olhos, onde temos nosso sentido mais precioso, a visão, nenhum alarme foi instalado para nos avisar deste roubo do nosso maior tesouro?

Mas, diante desta falha do nosso corpo para nos alertar dos perigos do maior ladrão que é o Glaucoma, os médicos fazem campanhas, dizem que temos que ficar atentos. Mas, mesmo assim, o roubo continua acontecendo. Porque a gente não acredita no perigo, se não sofre a ameaça. Parece mãe dando bronca em adolescente. Não adianta. E quando a gente menos espera, somos roubados. Só que este roubo é irrecuperável. E a perda da visão que seria evitável, passa a ser irreversível.

E por que não dá recuperar a visão depois que somos roubados pelo Glaucoma?

Por que o glaucoma sorrateiramente destrói o nervo óptico, responsável por levar as imagens do olho ao cérebro.

E, apesar de ser uma das principais causas de cegueira no mundo, ele ainda é sub diagnosticado e sub tratado. Metade das pessoas com glaucoma, não sabem que tem a doença. Não tem acesso a médicos, ou se tem, não sabem que a única maneira de descobrir o glaucoma é pelo exame de rotina.

E pessoas que têm glaucoma sem saber, não vão ao oftalmologista. Porque glaucoma não dói, não irrita, não inflama não incomoda. E é por isso também que, quando diagnosticados, muitos não seguem o tratamento. Não retornam para controle.

Não é raro ver pessoas muito bem instruídas, e bem-informadas, quando já estão caminhando para a perda progressiva da visão, dizerem que não tinham entendido a gravidade do glaucoma.

Por isso, estou me questionando se estou me comunicando bem com meus pacientes ao avisá-los dos perigos do glaucoma.

Porque muitos agem como “motoristas descendo uma ladeira” ou em uma curva perigosa. Só lembram da importância dos freios quando eles não funcionam…

Então, sigo refletindo (e insistindo) em maneiras de te convencer a tomar cuidado e se proteger deste grande ladrão que é o Glaucoma. Porque a próxima vítima pode ser você…

Prometo voltar na semana que vem com mais argumentos.

 

Quem é o vilão mais perigoso? Aquele que é forte, cheio de superpoderes, roupas e armaduras bem chamativas, ou o que parece inofensivo? No caso do Super Man, dentre todos os seus principais adversários, o maior deles é um “cara normal” que quase não chama atenção. Assim acontece também no universo dos ladrões. Os mais famosos são os que roubam silenciosamente, sem incomodar a vítima. Entram sem arrombar a porta, sem fazer barulho e alguns, charmosos, até mesmo deixam bilhetes agradecendo. 💌 O glaucoma faz parte desta elite de hábeis meliantes e, por anos, tem nos enganado a todos, roubando a visão de milhares de pessoas em todo o mundo. Ricos e pobres, homens e mulheres, e até mesmo crianças, algumas antes de nascer, são roubados todos os dias. E este roubo é irrecuperável. A perda da visão é irreversível. 😢 E o que você pode fazer para deter o glaucoma? E eu? O que posso fazer para te convencer a tomar cuidado e proteger a sua visão deste vilão sorrateiro? hashtagglaucoma hashtagdrricardoguimaraesoftalmo hashtagperdadavisao hashtagcegueira hashtagoftalmologia hashtagufmg

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!