O cotidiano do brasileiro está cada vez mais corrido, paulatinamente, com as pessoas trabalhando em um ou dois empregos e, muitas vezes, com pouco tempo para cuidar de si mesmo. A situação provoca diversos problemas, como estresse e estafa, comprometendo a saúde mental e também a emocional. Dessa forma, a imunidade cai e abre espaço para o herpes se manifestar, inclusive, atacando os olhos. Isso pode acontecer, principalmente, quando o diagnóstico é herpes ocular.  Assim, o mais importante é entender a relação entre o estresse emocional com o herpes ocular e a possibilidade de provocar cegueira. Leia mais.

Você sabe o que é herpes ocular?

A herpes  ocular é uma condição recorrente no cotidiano das clínicas oftalmológicas, ou seja, trata-se de um vírus, tipo 1, o mesmo que ocorre nos lábios e está presente no corpo de milhares de indivíduos, mesmo, sem apresentar sinais por anos.

Saiba a forma de contágio da herpes ocular

Milhares de brasileiros já têm o vírus no corpo que, entretanto, ainda não se manifestou. A principal forma de contágio é através do contato direto com a secreção da doença, como a saliva, num beijo, por exemplo. Conheça algumas algumas possibilidades de provocar a manifestação do herpes ocular:

  • Predisposição genética
  • Tratamento de câncer
  • Exposição excessiva ao sol
  • Aspectos emocionais.

Sintomas da herpes ocular

O fato de não ser comum a manifestação da herpes ocular no Brasil, deixa a condição mais desconhecida, contudo, você precisa conhecer os diferentes sinais e sintomas, como  bolhas ou úlceras avermelhadas, acompanhadas de líquido na pele, próximas dos olhos; forte sensibilidade à luz; vermelhidão; irritação; lacrimejamento excessivo; visão embaçada; sensação de corpo estranho. coceira e, até mesmo, cegueira.

Diagnóstico da herpes ocular

Infelizmente, o diagnóstico demora um tempo para ser realizado, uma vez que é necessária uma consulta com um oftalmologista, logo no início dos sintomas, visando identificar a doença.

Tratamento da herpes ocular

Após o diagnóstico, o médico avalia o melhor tratamento, conforme cada caso, ou seja, depende da condição e gravidade dos sintomas. Porém, na maioria das vezes, a indicação é antivirais, medicamentos orais ou pomadas e colírios. Além disso, as compressas úmidas também podem auxiliar muito no alívio dos efeitos

O que fazer em caso de suspeita de herpes ocular?

Os casos suspeitos de herpes ocular requerem atenção e a busca de um oftalmologista rapidamente para evitar maiores complicações. Afinal,  um diagnóstico correto evitará maiores complicações e o agravamento da patologia.  Dessa forma, é possível evitar danos irreversíveis na visão e que comprometam a  qualidade de vida, causando uma perda gradual da vista e, inclusive, uma cegueira irreversível.

Vírus da herpes tem cura?

As pessoas se preocupam com a cura, contudo, infelizmente, o vírus não tem cura. Mesmo realizando um tratamento adequado, esse vírus pode provocar novos sintomas de forma recorrente. Por isso, a indicação é consultar um especialista para o diagnóstico e, se necessário, mudar a medicação.

É possível evitar o contato da herpes?

O contágio com a herpes só pode ser evitado através de alguns cuidados, como a higiene diária, limpeza das mãos e sem compartilhar produtos de beleza. Além disso, também pode ser prevenido com a higiene completa das lentes de contato e do uso de óculos. Uma alimentação saudável e evitar o toque em pessoas com herpes, também são outras dicas importantes para evitar o contágio.

Caso você tenha algum desses sintomas, entre em contato com o seu oftalmologista.

📞Tel: (31) 3289-2000⠀
📱WhatsApp: (31) 99821-9992
💻 Site: www.holhos.com.br (agendamento online)
Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!