A divulgação recente de algumas pesquisas, apontando o crescimento da ocorrência de miopia entre jovens, tem provocado preocupação entre as sociedades médicas. Afinal, a miopia é um erro refrativo do globo ocular que está atingindo muitos brasileiros. A verdade é que a condição está presente, cada vez mais no cotidiano dos brasileiros com menos de 18 anos, por causa do uso de telas eletrônicas, atingindo, inclusive, adolescentes e crianças.

 

Sintomas da miopia

O distúrbio  compromete, principalmente, a visão para longe, deixando os objetos turvos, causando embaraços e falta de qualidade na imagem. Além disso, uma curiosidade comum entre as pessoas com miopia é apertarem os olhos para tentar ver melhor os objetos que estão distantes.

 

O que provoca miopia?

O uso constante de aparelhos eletrônicos e um maior tempo em frente às telas, podem  ser algumas das causas para a elevação desse índice de miopia entre jovens. Uma coisa certa entre os oftalmologistas é que as telas dos aparelhos eletrônicos emitem uma luz artificial prejudicial à saúde ocular. Ou seja, a luz provoca ressecamento do globo, cansaço, envelhecimento da retina e maiores chances para o surgimento da miopia.

 

 

Tem como prevenir a miopia?

A exposição solar é um dos fatores que podem prevenir os problemas oculares e contribuir para reverter o desenvolvimento da miopia. Dessa forma, a recomendação médica inclui as brincadeiras ao ar livre, longe de aparelhos eletrônicos. Outra indicação importante é manter uma consulta anual com o oftalmologista.

 

 

Tratamento da miopia

Uma notícia importante e para acalmar as pessoas que se preocupam com os problemas de refração ocular é que esse distúrbio pode ser corrigido com óculos ou lentes de contato. E, além disso, quando a alteração é mínima, a boa notícia também está na indicação da realização de cirurgia.  Atualmente, existem três técnicas que podem ser aplicadas: Laski, ILasik e PRK.

  • Lask – feita através do aparelho Microcerátomo, cortando a região da pupila para a córnea ser levantada, corrigindo o grau
  • ILasik – faz-se um pequeno corte na região que recobre a pupila, aplicando o laser para corrigir o grau
  • PRK – usa-se um bisturi especializado para retirar o epitélio da córnea, aplicando uma esponja para enxugar a córnea. Posteriormente,  é colocada uma lente por 72h, para a córnea se recuperar.

 

 

A recomendação é agendar uma consulta com um médico oftalmologista para avaliar a melhor forma de tratamento, conforme cada caso e o grau de comprometimento ocular.

 

Você está em dia com as visitas ao oftalmologista?

Telefone: (31) 3289-2000
WhatsApp: (31) 9 9821-9992

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!